Um simples papel de parede pode travar seu Android

2 min de leitura
Imagem de: Um simples papel de parede pode travar seu Android
Imagem: 9to5Google (YouTube)/Reprodução

No último domingo (31), o leaker Ice Universe publicou um aviso no seu Twitter: "Nunca coloque esta imagem como papel de parede". Uma espécie de bug que pode afetar "especialmente usuários de smartphones Samsung", mas também foi replicado em dispositivos Pixel, do Google, ganhou destaque no último final de semana por travar celulares Android.

"Eu não estou brincando, por favor não tente isso", afirma o leaker. A imagem, divulgada por ele, é suficiente para travar um smartphone. Basta colocá-la como papel de parede e o dispositivo se torna "inutilizável".

Segundo os relatos, o dispositivo entra no loop de ligar e desligar a tela continuamente, mas sem sair da zona de bloqueio. "Não há como sair desse loop", afirmou Ben Schoon no 9to5Google, nem mesmo reiniciando o celular. Um vídeo também foi divulgado pelo Android Authority demonstrando o bug.

Obviamente, alguns usuários decidiram "pagar pra ver" em seus próprios dispositivos e puderam confirmar o problema. Um usuário do Galaxy S20 Ultra, do Galaxy A51 e outro do Pixel 4 responderam o tuíte original com imagens do bug acontecendo. Outro usuário, este de um smartphone da marca Vivo, relatou que o bug não afeta seu dispositivo.

É altamente recomendado que nenhum usuário tente isto em seu próprio celular.

Como isso acontece?

Até o momento, foi descoberto que nem todos os dispositivos são afetados pelo problema. Em celulares com a prévia do Android 11, por exemplo, ele não causa nenhum travamento, mas no Android 10 (ou anterior), sim.

O bug foi explicado pelos desenvolvedores Davide Bianco e Dylan Roussel. De acordo com eles, o papel de parede faz os celulares Android ficarem travados porque usa o espaço de cores 'RGB'. Já o Android, nativamente, suporta o espaço de cores 'sRGB'.

Roussel explica que uma função do Android 11 ('doColorManagement') é responsável por "checar se o espaço de cor da imagem é suportada pelo dispositivo". Assim, o sistema verifica se a imagem é suportada pelo padrão nativo, e se o display também suporta.

Se não for suportado, o sistema é capaz de converter o espaço de cores e mantém tudo funcionando. Já no Android 10, Russel diz que não há essa verificação, logo o 'SystemUI' entra no loop e torna o celular inutilizável.

O que fazer se cair no bug?

Por se tratar de um bug, e não de um malware, usuários devem evitar baixar e usar o papel de parede em questão nos seus dispositivos. Apesar das informações ainda limitadas, de certa forma, o que se sabe é que o bug está "rodando" por aí há alguns anos. O desenvolvedor Bianco já enviou ao AOSP (Android Open Source Project) um patch que supostamente corrige o problema.

Também é recomendado evitar iniciar brincadeiras que possam induzir outros usuários a "testarem" o papel de parede. Não há um jeito simples de corrigir o bug, e pode ser necessário reiniciar o dispositivo para os padrões de fábrica, perdendo todo o conteúdo – se não houver um backup.

Uma outra "solução" tem sido abordada por usuários. Ela consiste em entrar no modo de segurança (pelo próprio celular) e excluir o arquivo manualmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.