Software

Windows 10: o que foi removido do sistema na atualização de maio?

O sistema perde recursos já esquecidos pela comunidade e direciona esforços para projetos novos

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

29/05/2020, às 18:00

Windows 10: o que foi removido do sistema na atualização de maio?

Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Imagem de Windows 10: o que foi removido do sistema na atualização de maio? no tecmundo

A atualização de maio de 2020 para o Windows 10 trouxe importantes novidades ao sistema operacional; mas quais foram as ferramentas removidas ou descontinuadas? Entre repaginadas e alterações preliminares em alguns produtos, a Microsoft redireciona o Windows para seus novos projetos.

Cortana como assistente de produtividade

Em março, rumores indicavam que a Microsoft passou a mencionar a Cortana como Microsoft 365 Assistant. A notícia apontava que a assistente virtual do sistema deixaria auxiliar o usuário em tarefas mais banais e de gerenciar ferramentas de casas inteligentes.

Coincidência ou não, a Cortana da atualização de maio recebeu cortes significativos nos seus recursos nativos e implementou as pesquisas rápidas — que é um ótimo meio para acessar conteúdo e notícias com agilidade.

a.  Gizmodo/Reprodução 

Sobre as remoções, a atualização recente não conta mais com o framework Companion Device — responsável por gerenciar dispositivos como a Microsoft Band. Com isso, a assistente também perde acesso a músicas; conexões com outros dispositivos inteligentes e acesso a outros ecossistemas de aparelhos.

O sumiço do “Mensagens” e de Planos de Celular

Desde a morte do Windows 10 Mobile, ambos os aplicativos acabaram caindo no esquecimento. O app de Mensagens e o Planos de Celular ocupavam um importante papel em dispositivos mobile; contudo, serão distribuídos de forma diferente. Agora, os apps serão removidos de dispositivos que não sejam celulares — ainda que os celulares compatíveis ainda possam utilizar o app.

Windows To Go e antigo Microsoft Edge

A solução da Microsoft para garantir portabilidade do Windows foi introduzida lá no Windows 8 e continuada no sistema mais recente. O Windows To Go permitia que você extraísse seu sistema em qualquer dispositivo USB com 32 GB de armazenamento e baixasse seus programas em qualquer outra máquina.

Desenvolvimento do antigo Edge será descontinuada para focar na nova versão.Desenvolvimento do antigo Edge será descontinuada para focar na nova versão.

Apesar da utilidade, a Microsoft optou por encerrá-lo na atualização de maio. Não há maiores explicações para a remoção na página oficial da companhia.

Por fim, como já era esperado, o Microsoft Edge não receberá mais novidades. Com a estreia da versão do navegador baseada no Chromium, a Microsoft está voltando sua equipe de desenvolvimento para a nova distribuição.

As demais remoções e substituições podem ser conferidas no site oficial da Microsoft.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.