A equipe que trabalha no desenvolvimento do Chromium postou no XDA que está trabalhando em um tema escuro para o navegador. Por enquanto, o recurso virá apenas na versão para MacOS, dada a necessidade de integração com o novo MacOS Mojave 10.14, que trouxe um “modo escuro” para a plataforma da Apple.

A Google já vem trabalhando na implementação do recurso há alguns meses, visto que a Apple havia anunciado o MacOS Mojave em junho passado. Uma fonte da Google sugeriu que tudo estará pronto na versão 71 estável.

A notícia é um pouco intrigante, de fato.

Se consideramos que o Windows 10 já tem um modo escuro há bastante tempo e até hoje nunca foi lançado um Chrome para Windows com suporte para essa função, por que o MacOS seria privilegiado? E, posteriormente, será que teríamos um tema escuro também para Android, Windows, Linux e ChromeOS?

No mais, um tema escuro talvez confunda alguns usuários durante a utilização do modo privado ou Incógnito.

Também podemos discutir a necessidade de um tema escuro num navegador de internet, sendo que apenas uma fina parte da tela ficaria escurecida, e o meio, onde o conteúdo dos sites aparece, geralmente tem fundo branco.

De qualquer forma, para quem não quer esperar para saber como seria um tema escuro no Chrome, a Chrome Web Store está cheia de temas escuros desenvolvidos por terceiros. Inclusive, a imagem acima é do navegador usando um tema desses, adicionado como extensão.