Atualização do GBoard trouxe novidades na hora de criar GIFs

2 min de leitura
Imagem de: Atualização do GBoard trouxe novidades na hora de criar GIFs

Pois é, o Google trouxe algumas novidades que têm tudo para deixar as coisas ainda mais fáceis para quem adora inserir imagens animadas nas conversas – sim, estamos falando dos famosos GIFs. Desde o ano passado, os usuários do GBoard já conseguiam adicionar GIFs feitos com vídeos do próprio celular. Agora, ficou mais simples fazer isso, já que não é mais preciso tocar no botão de emoji para inserir as animações. 

Em uma atualização bem discreta, a Google mudou a posição do botão de inserir GIFs, deixando-o no canto superior da barra de sugestões, o que tornou mais fácil o acesso sempre que o usuário desejar. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1

Outra novidade bacana da atualização é a forma como esses GIFs são feitos. Agora, é possível gravar vídeos bem curtos tanto com a câmera traseira quanto com a frontal e aplicar alguns efeitos neles – que, aliás, são bem parecidos com os que estão disponíveis no aplicativo Motion Stills. 

O primeiro efeito é chamado de “Loop” e semelhante ao recurso Boomerang do Instagram; com ele, você pode gravar até 3 segundos de vídeo, que vai ficar se repetindo de forma semelhante ao que acontece na rede social de imagens. Já no caso do “Avanço rápido”, as coisas ficam um pouco diferentes: é possível gravar até 1 minuto de vídeo que, depois de pronto, será exibido com velocidade acelerada. Em ambos os casos, o processo é o mesmo: depois que você terminar de gravar o vídeo, é só copiar o GIF e enviá-lo para os seus amigos. 

2

Mas para onde as animações vão depois de prontas? Pode ficar tranquilo, já que o GIF estará armazenado em uma aba específica para a função, chamada “Meus GIFs”. Ali, você pode ver todos os GIFs que já criou, justamente para encontrá-los facilmente quando quiser utilizá-los outra vez. Para acessar a aba, basta tocar no ícone de emoji localizado ao lado da barra de espaços e selecionar a opção “GIF”. 

Caso você tenha criado um GIF que não curtiu muito, é só tocar na animação desejada e manter o dedo pressionado ali, depois selecionar a opção “Excluir”. Outro recurso bacana disponível é a possibilidade de escrever nos GIFs ou simplesmente fazer desenhos. Contudo, por enquanto há apenas uma fonte que pode ser utilizada para escrever neles.

3

Desde seu lançamento, o GBoard recebeu os mais diversos elogios por ser bem completo, uma vez que permite realizar várias ações sem que o usuário precise fechá-lo: é possível realizar buscas no Google, traduzir textos simultaneamente e até mesmo personalizá-lo com temas, entre outros recursos. 

Mas, calma, as notícias não são muito boas para os usuários do Android; até o momento, a novidade está disponível apenas para o iOS, mas é provável que a atualização não demore muito para chegar na plataforma do Google. Para instalar a última versão do GBoard, basta realizar uma busca pelo aplicativo na App Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.