Se a ideia é melhorar a qualidade do ar em todo o mundo, mostrar a situação atual pode ser um bom caminho para conscientizar as pessoas. A Google, em parceria com a Aclima, empresa do ramo ambiental, está mapeando os níveis de poluição atmosférica na região da Califórnia e divulgando-os no Google Earth.

O trabalho está sendo enorme. As regiões da baía de São Francisco, Central Valley e Los Angeles já foram mapeadas e tiveram seus níveis de poluição do ar diagnosticados. Apenas para essas localidades, as empresas percorreram mais de 100 mil milhas usando os carros do Google Street View.

Essa iniciativa também tem por objetivo auxiliar cientistas e especialistas a ajudar organizações locais e governos na missão de encontrar soluções para melhorar a qualidade do ar em todo o globo terrestre.

‘As medidas indicam que as rodovias estranguladas pelo trânsito, tráfego em ruas locais e os padrões climáticos que levam a poluição ao interior da terra influenciam os padrões de poluição do ar’, afirma Karin Tucen-Bettman, gerente do programa.

Karin

A parceria, denominada “Google Earth Outreach”, já registrou mais de 1 bilhão de pontos de dados e, de acordo com a equipe, esse é apenas o começo.

mapa

Os dados recolhidos pelas companhias podem ser solicitados por cientistas através de um formulário online. Essa iniciativa pode ajudar diversos governos e cidades a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O que achou dessa parceria? Deixe sua opinião nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: