Devido a novos modelos de smartphones chegando com rapidez ao mercado, os aparelhos recentes sempre trazem funcionalidades extras que seus irmãos mais antigos não possuem. Por isso, muitas pessoas que têm um celular atual acabam não sabendo o que fazer com seu telefone aposentado.

Porém, apesar de ultrapassado, seu dispositivo pode ser mais útil do que você pensa, servindo até mesmo de presente para alguém ou resultando em uma graninha extra.

Claro que tudo isso depende de diversos fatores, como o estado e a idade do aparelho, entre outros aspectos.

Pensando nisso, o TecMundo preparou uma lista especial para você dar uma utilidade ao seu celular antigo.

Transforme seu smartphone em um Personal Trainer

Manter a saúde em dia inclui tarefas que podem ser auxiliadas por diversos aparelhos, por exemplo, controlar informações de calorias queimadas em um exercício, frequência cardíaca etc. Apesar de já existirem dispositivos específicos para isso, seu smartphone antigo pode ser a central de comando desses dados.

Aplicativos como o Runastic (Android, iOS e Windows Phone) podem ser seu “Personal Trainer de bolso”. O app monitora, mapeia e rastreia, através do sistema GPS, atividades como correr, caminhar, pedalar, jogging, entre outras. Caso você tenha um tracker de saúde, como um smartwatch, a plataforma pode te oferecer ainda mais recursos.

Crie seu porta-retratos digital

Recordações são coisas que devem ser guardadas com carinho. Melhor ainda seria mostrá-las para o mundo, colocando em um porta-retratos.

Porém, estamos em plena era da tecnologia e imprimir fotos já é coisa do passado. Então, que tal usar seu aparelho antigo como um álbum de fotos digital?

Para fazer um slideshow com suas imagens, você pode usar o app Dayframe, que, além de sua galeria, lhe oferece a opção de conectar com as redes sociais e mostrar os retratos postados nelas. Além disso, na versão Premium, informações de tempo e horário também são exibidas.

No iOS, o processo é mais fácil, uma vez que o sistema oferece nativamente a opção de apresentação de fotos.

Para isso, basta acessar a galeria, selecionar as imagens desejadas e clicar no botão de compartilhamento. Logo após, toque em “Apresentação”. Pronto, agora é só arrumar um suporte para o aparelho!

Se você quiser, pode alterar as configurações como música de fundo, velocidade de passagem das fotos etc. Imagine que chique usar um iPhone ou um Android como seu porta-retratos de mesa?

Que tal um GPS offline?

Para quem está sempre com o pé na estrada, mas se perde no próprio quarteirão de casa, usar um aparelho de GPS é essencial. Porém, muitas vezes estamos sem internet no celular e baixar mapas pode ocupar todo o armazenamento do seu smartphone atual.

Essa é a hora em que seu dispositivo aposentado entra! O Google Maps permite fazer download de áreas específicas para uso offline, podendo assim auxiliar na hora de procurar aquela rota. Você pode também rotear a internet do seu telefone principal e usar o aplicativo online.

Outros serviços como Navfree, Sygic: GPS Navigation e Tomtom GO também podem ser seus companheiros para ajudar a se localizar melhor pelo trânsito.

Pratique o desapego

Que tal passar seu smartphone para frente? Aquele aparelho que está encostado em algum canto da sua casa pode ser útil para alguém. Doar para algum membro da família ou uma instituição de caridade pode ser uma boa opção.

O site Redial, por exemplo, dá a opção de reverter o valor de revenda do seu antigo celular para uma das ONGs parceiras. A plataforma até paga pelo envio do dispositivo pelos correios.

Porém, se grana for um problema, alguns serviços online podem ser usados para vender o telefone que você não usa mais.

Sites como OLX, Brused (para aparelhos da Apple), TrocaFone, Mercado Livre e New Boss são algumas das plataformas em que seu seminovo pode ser anunciado. Obviamente, a situação em que ele se encontra pode ser crucial na hora de passar seu produto para outra pessoa.

Controle remoto digital

Se você é apaixonado por assistir TV, o controle remoto pode ser seu melhor amigo – ou o pior dos inimigos. Falta de bateria, quedas ou mau contato podem fazer você ficar furioso. Então, para evitar tudo isso, que tal usar seu aparelho antigo?

As lojas de aplicativos contam com diversos apps para essa função. Caso seu dispositivo tenha um emissor de infravermelho, a atividade fica muito mais fácil! No Android, o Peel Smart Remote pode controlar a maioria dos equipamentos, como seu televisor e até mesmo seu Home Theater.

Se o telefone não tiver essa tecnologia, não se preocupe! Caso sua TV tenha acesso à internet, alguns programas podem fazer essa função através da sua conexão. Para isso, basta pesquisar por “Controle Remoto” na App Store ou na Google Play e escolher a opção que melhor funcionar para você.

Algumas fabricantes oferecem apps para seus aparelhos, como no caso do LG TV Remote (iOS e Android), que controla as SmartTVs da marca.

Óculos de realidade virtual

Os aparelhos mais robustos de realidade virtual ainda são incrivelmente caros, porém, os smartphones estão fazendo um bom trabalho nesse quesito ao oferecer uma experiência inicial ao usuário.

Para poder transformar seu celular antigo em óculos VR, você precisará do visualizador dele e alguns aplicativos para a experiência.

Uma opção barata é o Google Cardboard. Em papelão – mas também em outras versões mais resistentes –, o apetrecho é compatível com diversos dispositivos. Junto com ele, recomendamos o uso do app oficial (disponível para iOS e Android) para melhor experiência.

Relógio de mesa

Para completar nossa lista, que tal usar seu aparelho para algo simples, porém importante? Mostrar as horas!

Com os aplicativos Digital Clock Live Wallpaper-7 (para Android) e Despertador Bud (para iOS), seu smartphone vai se tornar um verdadeiro Rádio Relógio portátil – só que sem o rádio.

Assim como o porta-retratos, seu aparelho pode ficar apoiado em um suporte e servir como um mostrador de horas personalizável.

...

Com todas essas dicas você já pode tirar o pó do seu celular antigo e colocá-lo para funcionar em algo simples, porém mais útil do que deixa-lo jogado em uma gaveta qualquer. Tem alguma ideia adicional do que fazer com os aparelhos? Conte para a gente na seção de comentários!

Cupons de desconto TecMundo: