Testamos o app gratuito de GPS online e offline TomTom GO Brasil

3 min de leitura
Imagem de: Testamos o app gratuito de GPS online e offline TomTom GO Brasil
Imagem: Mobilize Brasil

Lançado oficialmente no território tupiniquim na última segunda-feira (24), o TomTom GO Brasil é um aplicativo de navegação via GPS que traz um diferencial promissor para quem não gosta de depender da cobertura falha das operadoras de redes móveis nacionais: ele consegue encontrar destinos e traçar rotas mesmo quando você estiver offline. Alguns dias antes de o app ser liberado, tivemos a oportunidade fazer o teste e, agora, trazemos aqui nossa opinião.

Para conseguir funcionar sem acesso à internet, a novidade exige que você abra o app enquanto ainda estiver conectado a uma rede WiFi e faça o download de um mapa – que pode se limitar ao estado onde você estiver ou incluir o Brasil inteiro. Dessa forma, é preciso ter isso em mente antes de usar o navegador pela primeira vez, já que o peso dos arquivos a serem baixados é considerável, na casa das centenas de MBs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sem se perder mesmo sem sinal

Depois de baixar o mapa, é possível encontrar destinos mesmo sem estar na internet

Uma vez concluído esse download inicial, no entanto, o TomTom GO Brasil funciona como qualquer navegador GPS. Clique no botão de três pontinhos no canto da tela para abrir o menu principal, onde pode clicar em "Procurar" para inserir um endereço ou nome do lugar desejado. O app então oferecerá uma série de opções de destino mesmo se você não estiver com acesso à internet e iniciará a navegação até lá ao seu comando.

Mesmo que você saia da rota traçada originalmente, o app simplesmente recalcula o trajeto mais próximo sem necessitar de conexão com qualquer rede – diferentemente de opções como o Google Maps e Waze. Dentro do menu principal, é possível até mesmo encontrar opções de estacionamento e postos de gasolina nas proximidades, tudo funcionando também sem necessitar de internet.

O app funciona bem com ou sem internet – mas é preciso baixar os mapas antes

Durante a navegação, a velocidade de atualização da posição do indicador do GPS é boa e a movimentação é precisa. Os mapas indicam com clareza sua localização atual mesmo quando você está andando em uma rua que tem uma paralela próxima no mesmo sentido. Modelos tridimensionais dos prédios ao seu redor são exibidos ao lado da rua para ajudar você a manter as referências, mas é bom ter em mente que as cores e os formatos dos prédios no app podem não ser os mesmos do mundo real  são apenas aproximações.

Experiência positiva

Além de funcionar como um mapa offline, o TomTom GO Brasil ganha funções similares às dos concorrentes quando seu dispositivo estiver conectado à internet. Aqui estão inclusas capacidades como exibição da intensidade do tráfego na via, busca automática por trajetos mais rápidos e indicação da posição de radares nas ruas, avenidas e estradas. Sua estimativa de chegada também pode ser compartilhada na hora que quiser.

Quando você estiver ligado à internet, o TomTom GO Brasil mostrará dados de trânsito e localização de radares

Durante os dias que passamos testando o app, só encontramos problemas uma vez, quando nos deparamos com uma rua cujo sentido havia sido alterado. No entanto, bastou ignorar a instrução do aplicativo e seguir para o outro lado para que ele rapidamente traçasse uma nova rota.

Considerando todos os pontos, o veredito é que o TomTom GO Brasil é um serviço de navegação por GPS que chega ao território de forma robusta e traz uma solução interessante para quem não gosta de depender das redes móveis das operadoras brasileiras. O aplicativo é gratuito (sem cobrança de taxas ou assinaturas) e pode ser baixado livremente para dispositivos Android – clique aqui para conferir.

-----

Atualização: em resposta ao TecMundo, o porta-voz da TomTom no Brasil afirmou que a atualização de mapas do aplicativo é feita de forma completa a cada 3 meses, mas as alterações do MapShare (feitas pela comunidade) são carregadas diariamente, assim como as posições de radares.

***

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.