6 apps para Android que analisam o consumo de dados 3G

3 min de leitura
Imagem de: 6 apps para Android que analisam o consumo de dados 3G

Provavelmente, você já se deparou com alguém reclamando que a conta do celular atingiu patamares exorbitantes. Na maioria dos casos, o grande vilão do encarecimento desse valor é o consumo maior do pacote de dados estabelecido no contrato.

Para evitar que você passe por isso, o Android conta com uma infinidade de aplicativos que monitoram o fluxo de dados entre a operadora e o seu smartphone ou tablet. Neste artigo, nós apresentamos uma seleção de programas para o controle de consumo do serviço 3G.

Onavo | Monitor Data Usage

Este programa se destaca por suas configurações descomplicadas, tornando a sua interação mais prática e agradável. As informações devolvidas pelo aplicativo (consumo de navegação e uso de aplicativos) são precisas e possuem fácil acesso, pois o software permite que widgets sejam acrescentados à tela do aparelho.

Além disso, o Onavo | Monitor Data Usage tem um visual bonito, que combina com o estilo de grande parte dos temas para Android. Contudo, a maior vantagem deste aplicativo em relação a outros da mesma categoria é que, além de enviar alertas sobre o consumo de dados, ele é capaz de bloquear o acesso à rede 3G para que você não tenha gastos indesejados.

ZDbox

O ZDbox oferece diversas ferramentas extremamente importantes para a manutenção e o monitoramento do seu gadget. Além do recurso para o acompanhamento do tráfego de dados, o aplicativo possui funções para a apresentação do estado da bateria, o bloqueio de determinados softwares por meio de senha, a finalização de processos e tarefas que permanecem operando em segundo plano, a desinstalação completa de programas e a movimentação de aplicações do eletrônico para o cartão de memória.

Usar o ZDbox é uma tarefa extremamente simples, pois o aplicativo possui uma interface intuitiva e autoexplicativa, de forma que você não se perde ao acessar suas funções. De maneira geral, a aparência do programa é bem atraente e organizada.

DroidStats

Supercompleto é o adjetivo adequado para o DroidStats. Ele oferece um relatório completo e detalhado de como você utiliza o seu plano com a operadora. Além de contabilizar os dados consumidos ao longo do mês, este programa também monitora o envio de mensagens e a realização de ligações.

Possibilitando que sejam inseridos os custos de cada atividade, o aplicativo possibilita que você saiba o quanto está gastando. Para ser ainda mais completo, o software possui três widgets diferentes, os quais exibem o quanto você ainda pode utilizar de seu plano. Com inúmeras opções de configuração e uma interface fácil de utilizar, DroidStats é um dos aplicativos básicos para aparelhos com Android.

Mobile Counter - 3G, WiFi

O Mobile Counter - 3G, WiFi é um aplicativo simples e funcional. O seu sistema não exige qualquer configuração, promovendo uma interação descomplicada para quem não possui experiência nesse tipo de atividade. Além disso, ele tem um layout simples e limpo, o que facilita a compreensão das informações apresentadas.

O app também conta com widgets para facilitar a visualização do conteúdo. Por fim, os gráficos gerados ajudam a visualizar melhor os picos de consumo em cada período (dia, semana ou mês).

NetCounter

A separação do consumo de dados entre as redes Wi-Fi e 3G é a função que mais chama atenção neste aplicativo. Com isso, você consegue saber exatamente quanto do seu plano de dados já foi usado e a quantidade de informação obtida por redes sem fio.

Os seus relatórios são baseados no consumo diário, dos últimos sete dias, do mês atual e ainda conta com dados gerais. Embora disponibilize opções de configuração, o NetCounter não exige que nada seja alterado antes de seu uso. Ele também conta com uma interface muito simples, até mesmo para quem ainda não tem domínio sobre o sistema operacional da Google.

Traffic Monitor

Traffic Monitor é um aplicativo completo e fácil de usar. Ele pode monitorar a velocidade de conexão, as transferências de dados e o uso do processador do seu smartphone ou tablet. O seu gerenciador de tarefas é prático e fornece um mecanismo simplificado para a finalização de softwares que estão afetando o desempenho do aparelho.

Com este programa, você também consegue verificar se sua operadora fica muito tempo sem sinal, o que pode levar à alteração de seu plano de telefonia – possibilitando a economiza de dinheiro e a escolha de um serviço mais eficiente.

.....

Você conhece outros aplicativos para o controle do consumo de dados via redes 3G? Sabe alguma técnica para evitar que o pacote de dados seja excedido? Então não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar suas experiências.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.