Brecha no Microsoft Edge permitia instalar extensões maliciosas sem permissão

1 min de leitura
Imagem de: Brecha no Microsoft Edge permitia instalar extensões maliciosas sem permissão
Imagem: Microsoft

A empresa de segurança digital Guardio Labs detectou uma vulnerabilidade no Microsoft Edge para desktop. Se explorada, ela podia levar à instalação de extensões mal intencionadas no seu computador.

A falha conseguia embutir no navegador da Microsoft ferramentas de mineração ou sequestro de criptomoedas, rastreadores de dados ou até programas que roubam credenciais de acesso, incluindo logins e senhas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Chamada de CVE-2024–21388, a brecha foi comunicada à Microsoft em novembro de 2023, logo que o Guardio Labs descobriu o caso. Em fevereiro do ano seguinte, uma correção foi enviada ao navegador para impedir que essa vulnerabilidade fosse explorada por criminosos.

A brecha no Microsoft Edge

A instalação de extensões fraudulentas se aproveitava de um bug na garantia de privilégios para desenvolvedores. Ela explorava uma limitação na própria infraestrutura do Edge, que desde 2020 roda a partir do motor Chromium da Google.

O caminho da infecção até entrar sorrateiramente no seu navegador.O caminho da infecção até entrar sorrateiramente no seu navegador.Fonte:  Guardio Labs 

A partir de uma API customizada e privada mais usada em marketing e instalação de temas para o Edge, criminosos poderiam disfarçar extensões criminosas de programas bem intencionados. Dessa forma, eles se tornam capazes de burlar mecanismos de segurança do programa e até não exigir a autorização do usuário para a instalação.

A infecção acontecia em sites com privilégios no navegador, como o buscador Bing. Ou seja, nem seria necessário baixar uma extensão pela loja do navegador.

De acordo com o pesquisador que encontrou a falha, não foram registrados usos criminosos da brecha até que ela fosse sanada pela empresa — possivelmente porque ela envolvia um alto grau de conhecimento prévio e ações complexas para ser encontrada e explorada. A partir de agora os riscos diminuem, caso o usuário tenha o navegador devidamente atualizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.