Golpe do Pix: como se proteger?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Golpe do Pix: como se proteger?

Um estudo feito pela fintech Silverguard revelou que, em 2022, foram 1,7 milhão de golpes usando o sistema de pagamento. Por conta disso, aumenta a importância de ficar atento a essas ações para não se transformar em mais uma vítima. 

Porém, quais seriam as abordagens mais comuns dos criminosos e o que fazer para se proteger delas? Abordaremos esses assuntos a seguir. 

Getty Images/ReproduçãoCresce a cada dia o número de pessoas que são vítimas do famoso golpe do Pix. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Quais são os golpes do Pix mais populares?

Antes de falar dos golpes propriamente ditos, é importante lembrar que, neles todos, existe a possibilidade de se defender de uma forma bem prática: checar o destinatário que irá receber a sua transferência antes da confirmação. 

Como você terá a oportunidade de ver a seguir, todos os golpes podem ser drasticamente reduzidos ao conferir com cuidado as informações importantes antes de confirmar um Pix. Confira: 

QR Code falso 

 Getty Images/Reprodução Nessa modalidade, é comum um código de Pix verdadeiro ser trocado pelas informações de um golpista. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Diversos estabelecimentos e profissionais oferecem a possibilidade de fazer uma transferência via Pix. Entretanto, em vários casos os golpistas fraudam essa informação e inserem suas chaves pessoais para receber as transferências. 

"Em caso de pagamento com QR Code, uma dica é sempre verificar se existem adesivos colados no papel com essa informação, o que pode identificar uma alteração. Confira também o beneficiado da referida transação, sempre confirmando os dados antes de efetuar o Pix", alertou Igor de Andrade, especialista em segurança digital da HostGator, em entrevista ao TecMundo. 

"O golpe mais recorrente no último trimestre de 2023 foi a troca do destinatário do Pix, se tornando o favorito de pessoas mal-intencionadas. Caso o código Pix seja via e-mail, certifique-se de confirmar a chave no ato da finalização da transação Pix", adverte o funcionário da HostGator. 

Compra em site falso 

Outro golpe do Pix bastante comum é a compra em site falso. Como o próprio nome a entender, ela envolve a compra de um produto em uma página que geralmente apresenta itens cobiçados por preços mais baixos, o que serve de isca para vários compradores. 

Dessa forma, antes mesmo de chegar ao final da transação para saber se o destinatário de fato é a loja, desconfie de promoções milagrosas. Qual seria o motivo, por exemplo, de um smartphone de R$ 4 mil ser oferecido em apenas uma ou duas lojas por R$ 2,5 mil? 

Além disso, você pode pesquisar no Google e até mesmo no Reclame Aqui se a referida loja existe, bem como conferir a reputação e o que outros usuários estão falando dela. 

Clonagem do WhatsApp 

Getty Images/ReproduçãoCriminosos costumam se passar por alguém da família pedindo dinheiro nessa modalidade de golpe do Pix. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Se ainda não te abordaram dessa forma, certamente você conhece alguém que foi. Nessa modalidade de golpe do Pix, criminosos conseguem clonar o WhatsApp de uma pessoa e entram em contato com amigos e familiares para pedir dinheiro emprestado. 

Caso isso aconteça, todo cuidado é pouco. Antes de qualquer coisa, peça para fazer uma chamada de vídeo para ter certeza com quem está falando. Essa é a melhor forma de evitar se tornar uma das novas vítimas desse ataque que cresce no Brasil. 

Falso atendimento telefônico 

Esse golpe do Pix também é bastante popular. A primeira etapa dele consiste em uma ligação ou envio de mensagem de texto de uma pessoa, geralmente se passando por funcionário ou funcionária do banco. 

Após o primeiro contato, os criminosos geralmente conseguem convencer a vítima a cadastrar uma nova chave de acesso. Depois disso, a pessoa do outro lado pede para o usuário fazer uma transferência mínima, o que serviria para a ativação da suposta chave. 

Por conta disso, é importante verificar se o seu banco, de fato, costuma entrar em contato por telefone para conferir informações. E, mais uma vez, sempre confira quem vai receber a transferência para não perder esse dinheiro. 

Conheça as vantagens do Kaspersky Premium 

Caso esteja em busca de uma ferramenta capaz de proteger contra ações suspeitas e realizar a varredura do sistema em busca de vírus, o Kaspersky Premium é a melhor solução. 

Ao contratar o plano, você terá acesso aos seguintes recursos: 

  • Proteção de identidade, com direito a um sistema capaz de detectar tentativas de acesso remoto;
  • Ferramentas para interromper rastreamento online, anúncios e conexões não autorizadas;
  • Sistema para proteção de métodos de pagamento online;
  • Gerenciador de senhas para facilitar seu acesso a serviços variados sem precisar digitando suas combinações;
  • VPN (Virtual Private Network) para uma navegação mais segura e com privacidade. 

Ficou curioso para saber mais sobre o Kaspersky Premium e possuir os melhores recursos quando o assunto é segurança digital? Então confira ainda mais detalhes do produto em sua página oficial. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.