É seguro colocar o seu CPF na hora de votar no BBB24?

3 min de leitura
Imagem de: É seguro colocar o seu CPF na hora de votar no BBB24?
Imagem: Reprodução / TecMundo

O BBB24 começou, e uma das maiores novidades desta edição é justamente a mecânica de votação que elimina os participantes. Este ano, tem-se o famoso "Voto Único" – ou seja, apenas um voto por pessoa. E para ter esse controle, o site oficial do programa exige o envio do seu CPF para validação.

Entretanto, o envio do CPF ainda é um meio polêmico, já que é um documento muito importante para ser repassado. Seja no site do BBB24 ou em lojas virtuais, é preciso ficar atento ao revelar essa informação. Afinal, ela pode cair nas mãos de criminosos e você pode ser vítima de uma série de golpes. Acompanhe!

É seguro colocar o seu CPF na hora de votar no BBB24?

Antes de mais nada, é preciso explicar que o uso do CPF no site oficial do Big Brother Brasil 24 é só para identificação. Ou seja, é uma garantia de que o indivíduo só pode votar no participante apenas uma vez.

Para isso, o envio do Cadastro de Pessoa Física é apenas para contabilização do voto, dessa forma o envio dos números contidos no documento se torna seguro. Ainda mais ao analisar o contexto e o site que está "pedindo" essa informação, a Globo.

Votação do BBB24 exige CPF para contabilizar "Voto Único"Votação do BBB24 exige CPF para contabilizar "Voto Único"Fonte:  Gshow 

A medida foi tomada este ano devido a polêmicas em edições passadas, onde muitos espectadores alegaram que familiares e amigos de alguns participantes do BBB estavam utilizando mecanismos automatizados para ampliar a votação.

Embora não tenha sido comprovado tal ato, a emissora Globo achou melhor optar por mudar a mecânica desta edição para não haver mais dúvidas.

Por que alguns sites exigem o CPF?

Assim como o site do BBB, outros portais também exigem o envio do CPF para fazer a autenticação do usuário. Em sites governamentais, por exemplo, ele é o principal meio para identificar o usuário, afinal é através dele que você fará pedidos como segunda via de documentos e outras solicitações.

Já os sites de compras virtuais, exigem o CPF como uma autenticação para proteger o estabelecimento de golpes. Isso porque, caso ocorra alguma fraude no pagamento, entrega ou até mesmo nas vendas, é por meio dele que os órgãos judiciais irão notificar o golpe ao usuário.

O cadastro no Site Oficial do Governo é feito pelo seu CPFO cadastro no Site Oficial do Governo é feito pelo seu CPFFonte:  Reprodução / TecMundo 

Como saber se o site é confiável para enviar meu CPF?

Em primeiro, lugar é preciso ter confiança no site onde você fará o envio. Por exemplo, no caso de um cadastro em uma loja, é preciso saber a sua procedência. Para isso, você pode consultar portais como o Reclame Aqui, ou a própria avaliação do Google, para conferir a avaliação de outros usuários, e assim saber se você está entrando em um comércio virtual que é uma fachada para um crime.

Já em sites com outras temáticas, como fóruns, sites de vídeos, games online, etc, o envio do CPF não é necessário. Na maioria dos casos, apenas um e-mail de cadastro é exigido para que ele também sirva de login.

Sites de jogos ou vídeo online não precisam de CPF para cadastroSites de jogos ou vídeo online não precisam de CPF para cadastroFonte:  GettyImages 

Por fim, é sempre importante ressaltar para que não envie seu CPF por e-mail para nenhum site ou remetente desconhecido. Isso porque não há nenhum procedimento que exige o envio deste dado por mensagem.

O que pode acontecer com o envio do meu CPF para sites ilegais?

O principal golpe nestes casos é o de crediário ou outros cadastros através do seu CPF. Neles, o golpista utiliza seus dados e se passa por você para fazer compras, ou até mesmo pedir empréstimos bancários, com ele, seu nome completo e outras informações.

Caso você descubra que tenha sofrido algum golpe, vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça um BO (Boletim de Ocorrência), ou acesse o site da Polícia Civil de seu estado e faça um BO Online comunicando tudo o que aconteceu. 

Você pode fazer um Boletim de Ocorrência Online no site da Polícia Civil de seu estadoVocê pode fazer um Boletim de Ocorrência Online no site da Polícia Civil de seu estadoFonte:  Reprodução / TecMundo 

Agora que você já ficou mais informado, tome muito cuidado na hora de informar o seu CPF na internet.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.