Adolescente de 17 anos é detido pela PF e confessa ter hackeado X (Twitter) de Janja

1 min de leitura
Imagem de: Adolescente de 17 anos é detido pela PF e confessa ter hackeado X (Twitter) de Janja
Imagem: Milan_Jovic/Getty Images

A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão que atingiu um adolescente de 17 anos, suspeito de invadir a conta da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja. Na abordagem, de maneira informal o menor de idade admitiu ter cometido o crime.

De acordo com a GloboNews, os policiais encontraram o jovem em sua casa no município de Sobradinho (DF). Apesar da confissão, o depoimento do suspeito só terá validade jurídica se for repetido durante a audiência.

Na conversa com os oficiais, o menor de idade também disse que agiu junto com uma outra pessoa que mora em Minas Gerais. A PF já havia realizado uma operação no estado mineiro que teve como alvo esta pessoa citada pelo suspeito de Brasília.

Ainda segundo a GloboNews, além do caso concreto da invasão da rede social da primeira-dama, os agentes federais investigam um esquema de extremismo na internet.

O adolescente e o outro suspeito que mora em Minas Gerais são investigados por divulgarem mensagens racistas, homofóbicas e de extrema-direita na internet.

Ataque hacker contra a Janja

A ação contra o perfil de Janja no X aconteceu na noite da última segunda-feira (11). Depois da invasão, o atacante começou a publicar diversas mensagens misóginas e de cunho sexual como se fosse a primeira-dama falando.

Além disso, o responsável pelo crime também publicou posts citando o nome do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do presidente Lula (PT).

JanjaA primeira-dama, Janja, afirmou que o ataque a seu perfil foi um ataque contra as mulheres (Imagem: Getty Images)

A PF começou uma investigação preliminar ainda na noite de segunda e o X foi oficiado para que bloqueasse o perfil de Janja, para que novas postagens do tipo não fossem mais realizadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.