Conta da primeira-dama Janja no X (Twitter) é invadida e PF investiga o caso

1 min de leitura
Imagem de: Conta da primeira-dama Janja no X (Twitter) é invadida e PF investiga o caso
Imagem: Getty Images/Reprodução

A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, popularmente conhecida como Janja, teve seu perfil na rede social X (Twitter) invadido na noite desta segunda-feira (11). A primeira mensagem fora de contexto publicada em sua conta foi realizada às 21:37. A autoria do ataque seria de usuários identificados por "Ecologyc", "Ludwig" e "Smalkade".

Uma série de xingamentos e mensagens ofensivas foram publicadas no perfil de Janja, desde então. Rapidamente, o nome da primeira-dama foi parar na seção de tópicos em alta da rede social com mais de 30 mil postagens.

Perfil Janja XO perfil da primeira-dama Janja na rede social X (antigo Twitter) foi invadido na noite desta segunda-feira (11).

Ao jornal O Globo, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou que o órgão já investiga o caso. Em uma das postagens, os hackers também marcaram o perfil da PF. A plataforma X já foi acionada sobre o caso, bem como o Planalto, que já se disse ciente da invasão e que tomará as medidas cabíveis.

Em um áudio publicado na rede social, o invasor afirma que está ciente de que "a Polícia Federal já está investigando isso aqui [a invasão]" e que não está "nem aí". "E eu sei que vai dar alguma coisa. Talvez não dê, talvez dê. Depende do sistema judiciário desse país que é quebrado, por sinal".

Polícia Federal abre inquérito para investigar invasão no X – Twitter – de Janja

Em nota, a Polícia Federal afirmou que a Diretoria de Crimes Cibernéticos "irá instaurar inquérito policial para aprofundar as investigações". No momento em que este texto é escrito, o perfil de Janja no X está bloqueado — todas as postagens estão ocultas.

"A Polícia Federal informa que instaurou investigação preliminar para apurar a invasão ao perfil no X (ex-Twitter) da senhora Janja Lula da Silva, na noite desta segunda-feira (11/12)", diz o órgão federal.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.