Do YouTuber ao TikToker: confira dicas de segurança digital para influenciadores

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Do YouTuber ao TikToker: confira dicas de segurança digital para influenciadores
Imagem: gettyimages

Se o seu sonho é crescer profissionalmente como produtor de conteúdo — seja você blogueiro, vlogger, tiktoker, podcaster ou um influenciador digital —, é hora de pensar em segurança digital. Afinal, à medida que sua presença online cresce, você também se torna um alvo mais atraente para os cibercriminosos.

Hackers e golpistas estão sempre à espreita, buscando oportunidades para invadir contas e roubar dados, informações e dinheiro de suas vítimas online. Quando isso acontece em uma conta de criador de conteúdo, os danos são potencializados, pois o alcance é maior e o trabalho do produtor é prejudicado pelo comprometimento de suas redes sociais e plataformas. 

Diante desse cenário, como você pode garantir que suas informações pessoais e sua carreira na criação de conteúdo permaneçam protegidas? Vamos explorar algumas dicas simples e eficazes para manter o seu trabalho e a sua paixão pela criação de conteúdo seguras e protegidas. Confira!

kaspersky segurança onlineHackers aproveitam visibilidade de contas com grande engajamento para aplicar golpes. (GettyImages/Reprodção)

1. Use senhas fortes

Lembra daquela senha fácil de adivinhar que você usava no início? É hora de dizer adeus a ela! Escolha senhas robustas, com combinações de letras, números e símbolos. Melhor ainda, use um gerenciador de senhas, como o Kaspersky Password Manager, para simplificar sua vida e manter suas contas seguras.

Uma dica importante é evitar usar a mesma senha em todas as contas. Desse modo, no caso de comprometimento de uma senha, o impacto é minimizado.

2. Ative a autenticação de dois fatores (2FA)

Adicione uma camada extra de proteção ativando a autenticação de dois fatores (2FA) sempre que possível. Isso significa que, além da senha, você precisará de um código enviado ao seu celular para fazer login. Assim, seus dados permanecem a salvo mesmo se alguém descobrir sua senha.

3. #Publi: fique atento a propostas suspeitas!

Cuidado com e-mails ou mensagens de ofertas que pedem informações pessoais ou, até mesmo, que proponham parcerias e benefícios que pareçam "bons demais para ser verdade". Pense duas vezes antes de clicar em links, preencher formulários ou fornecer dados confidenciais. Os cibercriminosos são bons em criar iscas, então, verifique sempre a legitimidade da fonte.

Recebeu um e-mail informando que você ganhou "mimos" de uma marca, mas precisa fornecer dados sensíveis, como CPF e endereço? Suspeite e verifique se a mensagem é legítima.

4. Mantenha as atualizações em dia

Não adie as atualizações! Mantenha seu sistema operacional, softwares de edição de fotos e vídeos, aplicativos e plugins atualizados. Isso garante que você tenha as últimas correções de segurança para manter os malwares e os hackers longe.

5. Evite conexões Wi-Fi públicas

Ao criar conteúdo fora de casa, as redes Wi-Fi públicas podem parecer atraentes, mas não são a melhor opção. Elas, em geral, não são seguras e costumam ser alvos fáceis para cibercriminosos. Utilize uma VPN confiável para criptografar sua conexão e proteger seus dados enquanto estiver online.

A da Kaspersky, por exemplo, protege a conexão sem comprometer em nada na velocidade da internet ou no desempenho do dispositivo.

6. Tenha um sistema de cibersegurança forte

Quando se trata de defesa contra ameaças online, contar com um software de segurança robusto é a melhor alternativa, principalmente para produtores de conteúdo online. 

Soluções como as da Kaspersky, líder em cibersegurança, oferecem proteção completa, com uma defesa de tripla camada que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, para manter todos os seus dispositivos protegidos. Veja como funciona:

 

  • Detecção proativa: o sistema busca por vulnerabilidades e ameaças em nos dispositivos, alertando o usuário
  •  Proteção em tempo real: bloqueio de ameaças virtuais, bloqueando-as antes mesmo de terem a chance de se estabelecer
  •  Neutralização instantânea: se um arquivo apresenta ameaça, o sistema age imediatamente, isolando e removendo qualquer perigo em potencial.
  • AntiHacking: os controles antiransomware e de segurança de rede impedem que hackers invadam a rede doméstica e danifiquem ou roubem dados e arquivos.
  • Antivírus: o antivírus age como um escudo contra ameaças comuns, como worms e cavalos de troia, bem como as mais complexas, como botnets, rootkits e rogues.
  • Antimalware: a proteção neutraliza spyware, adware, keyloggers, spear phishing e até ataques sem arquivo dificilmente passam despercebidos.

A Kaspersky pode ser um grande aliado de criadores de conteúdo online. Ela não apenas protege contra ameaças conhecidas, mas também é regularmente atualizada para reconhecer e eliminar novas formas de cibercrime.

Contar com essa ferramenta de segurança permite que você se tranquilidade para trabalhar e alcançar o sucesso com a produção de conteúdo online.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.