Os principais golpes de smartphones em 2023

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Os principais golpes de smartphones em 2023
Imagem: gettyimages

Com a popularização dos smartphones, a vida das pessoas tem se tornado cada vez mais dependente desses dispositivos tecnológicos. Eles trazem muita facilidade à nossa rotina – mas, por outro lado, os golpes que são dados por meio dos celulares também aumentaram muito.

Por isso, é fundamental saber como se proteger dessas ameaças, que estão se tornando cada vez mais comuns. Confira a seguir quais são as formas mais comuns pelas quais os criminosos digitais praticam golpes de smartphone e aprenda a evitar essas ciladas.

Aplicativos maliciosos

kaspersky golpe smartphone(Fonte: GettyImages)

Boa parte dos golpes só funciona por conta da distração da vítima. Uma das formas comuns é disponibilizar aplicativos falsos que substituam os oficiais – como, por exemplo, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De forma desavisada, a pessoa procura na sua loja de aplicativos e acaba baixando o fake.

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, os cibercriminosos usam a CNH digital para fazer as pessoas pagarem taxas de IPVA, por exemplo, que vão direto para os seus bolsos. Ao baixar o app falso, ele também começa a executar scripts no celular do usuário e consegue roubar seus dados.

A forma mais efetiva para proteger desse tipo de golpe é pesquisar os aplicativos oficiais nos sites das empresas antes de baixá-los. Outra estratégia interessante é utilizar os produtos de segurança da Kaspersky, pois todos são preparados para bloquear os apps maliciosos.

Scareware

kaspersky scareware smartphone(Fonte: GettyImages)

O scareware é um tipo de software malicioso que tenta enganar os usuários com um aviso de risco. Ele pode aparecer sob a forma de um aviso de que seu computador ou celular pode ter sido infectado por vírus. Ao clicar no banner para fazer a limpeza, você acaba instalando o malware no seu aparelho.

O golpe pode ser tão eficiente que tem até gente que acaba pagando por supostos antivírus que, na verdade, são falsos. Para não cair nele, é preciso ser esperto e observar que dificilmente um programa antivírus idôneo entraria na sua máquina sem autorização. 

Por isso, toda vez que uma mensagem de alerta aparecer no seu aparelho, cuide para não clicar em nada. Além disso, vale a pena sempre ter um programa de segurança atualizado no seu smartphone que vai detectar essas ameaças e bloqueá-las antes mesmo que elas cheguem até você.

Mas pode ser que você já tenha instalado um malware sem saber. Algumas indicações que isso pode ter ocorrido é notar que o seu dispositivo ficar mais lento que o costume e os pop-ups bem chamativos passarem a ser frequentes. Nesses casos, é crucial tomar medidas de proteção, como a instalação de um antivírus que detectem e eliminem esse malware.

Golpes de lojas falsas

kaspersky fraude smartwatch(Fonte: GettyImages)

Na mesma linha dos aplicativos falsos, há golpistas jogando no mercado apps de lojas que prometem retorno financeiro para pessoas que avaliam roupas de empresas grandes, como Shein. Parece ser um dinheiro fácil, o que faz com que muita gente acabe caindo.

A trapaça funciona porque você precisa comprar o app para poder começar a fazer as avaliações, na crença que receberá depois o dinheiro de volta. Há apps golpistas que até contratam influenciadores famosos para poder convencer as potenciais vítimas, ou então pagam anúncios no Google para dar mais credibilidade ao esquema.

Segundo Fabio Assolini, o chamado “golpe da Shein” é bem comum. Para não cair dele, é preciso estar bem-informado. “As pessoas precisam saber que o golpe é disseminado por muitas contas na internet, mas que os ganhos não existem. Se uma conta reporta ter ganhado algo, tenha em mente que são bots, contas invadidas ou pessoas patrocinadas que visam credibilizar o golpe”, comenta.

 

Quer evitar cair em qualquer um desses golpes? Uma atitude muito eficiente é investir em soluções de segurança digital. Os planos da Kaspersky, empresa líder do setor, são projetados para atender a todas as suas necessidades de proteção, podendo ser utilizado tanto no computador quanto em smartphones.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.