7 dicas para evitar ser hackeado

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 7 dicas para evitar ser hackeado
Imagem: gettyimages

Se você acha que entende demais para sofrer ataques cibernéticos, saiba que até mesmo Bill Gates já foi vítima de hackers. E se engana quem pensa que somente pessoas famosas ou grandes corporações são os alvos.

Um estudo da Kaspersky, especialista em cibersegurança, mostrou que um em cada oito usuários da internet no Brasil acabaram clicando, sem perceber, em links cujo destino são páginas maliciosas administradas por cibercriminosos. Isso apenas em 2020.

Essa estatística superou a média global de usuários afetados por hacking. Então, se você não quer entrar para esse número, confira 7 dicas para manter os hackers longe de seus dados e dispositivos!

kaspersky hackerQualquer pessoa que possui uma presença digital pode estar na mira dos hackers. (GettyImages/Reprodução)

1. Hackers são especialistas em senhas, crie combinações fortes

A escolha de senhas fortes é o primeiro e mais fundamental passo para proteger suas contas. Evite o uso de senhas óbvias ou sequências simples, como datas de nascimento ou nomes de parentes.

Para criar senhas robustas, misture letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Considere usar 12 caracteres diferenciados ou mais, pois mesmo senhas aleatórias de oito números podem ser decifradas em poucas horas utilizando algoritmos automatizados.

2. Não repita suas senhas em diferentes contas

Imagine que suas senhas são as chaves da sua casa. Se um invasor obtém uma chave, o ideal é que ele não seja capaz de destrancar todas as portas. Crie senhas únicas para cada conta, principalmente se tratando de dados bancários e e-mails. Isso reduz significativamente o impacto de um possível vazamento.

3. Ative a autenticação de dois fatores (2FA)

A 2FA funciona como um reforço de segurança para suas contas online. Além de sua senha, você precisará fornecer uma segunda forma de identificação — geralmente um código temporário enviado para o seu celular ou e-mail.

Isso significa que, mesmo se um hacker descobrir sua senha, a autenticação de dois fatores pode fornecer uma barreira adicional para impedir o acesso.

4. Considere um gerenciador de senhas

Gerenciar várias senhas pode ser um desafio, principalmente se elas forem longas e aleatórias, por isso muitos utilizam a mesma senha em tudo. Mas um gerenciador pode criptografar suas senhas e contribuir para proteção contra hackers.

A ferramenta cria senhas complexas e exclusivas para cada conta, armazena-as com segurança e preenche automaticamente os campos de login. Dessa forma, você não precisa gravar todas as senhas na memória.

5. Desmascare o Phishing

O phishing é uma tática comum usada por hackers e outros cibercriminosos para enganar as pessoas. E-mails, mensagens de redes sociais e SMS podem conter links para sites maliciosos. Eles geralmente tentam se passar por marcas e instituições conhecidas ou trazem ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

Dessa forma, verifique a origem da mensagem antes de clicar, baixar ou responder qualquer coisa.

6. Mantenha seus dispositivos e softwares atualizados

Softwares desatualizados são alvos fáceis para hackers. Eles conseguem explorar vulnerabilidades conhecidas em sistemas operacionais, aplicações e drivers.

A melhor forma de fechar essas brechas de segurança é manter as atualizações sempre em dia. Elas geralmente incluem correções importantes contra ameaças externas.

7. Proteja-se com uma solução antivírus confiável

Para uma camada extra de proteção, considere utilizar um sistema de cibersegurança confiável, como o da Kaspersky. Ele oferece soluções robustas que protegem contra vírus, malware e diversas outras ameaças cibernéticas.

firewall bidirecional da Kaspersky, por exemplo, detecta as solicitações de rede, tanto de entrada quanto de saída. Ele envia alerta de atividades suspeitas e permite que você bloqueie solicitações desconhecidas, protegendo seus dispositivos de invasores.

Escolher um sistema de proteção confiável é um investimento na segurança da sua privacidade, suas contas e dados pessoais.

kaspersky ataque hackerTodos os produtos da Kaspersky usam tecnologia de IA de ponta para detectar e evitar todos os tipos de ameaças online, mesmo as desconhecidas. (GettyImages/Reprodução)

Em resumo, evitar ser hackeado envolve uma combinação de boas práticas pessoais e o uso de um sistema de cibersegurança confiável. Afinal, proteger sua vida digital é uma prioridade que não deve ser negligenciada.

Se quiser saber mais sobre soluções de proteção da Kaspersky, clique aqui para visitar o site!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.