6 pontos em que a internet pode ser perigosa

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 6 pontos em que a internet pode ser perigosa
Imagem: gettyimages

Quantas vezes você acessou a internet hoje? Do momento em que acordou, verificou as redes sociais, fez pesquisas rápidas, até aquele vídeo engraçado que assistiu durante o almoço. A internet se tornou parte inseparável de nossas vidas, mas, assim como na vida offline, ela é repleta de surpresas – e nem sempre boas.

Conhecer os perigos do mundo online é fundamental para uma navegação segura e tranquila. Hoje, vamos desvendar 6 ameaças da internet que podem afetar sua privacidade e segurança, e como se proteger dos perigos que passam despercebidos no dia a dia, especialmente com a parceria da Kaspersky. Confira!

1) Mau uso da internet

O mau uso da internet abrange uma série de atividades prejudiciais, como cyberbullying, assédio online, disseminação de ódio e compartilhamento de informações falsas. Para se proteger, evite engajar-se em comportamentos prejudiciais e denuncie qualquer abuso que você testemunhar.

Dica de segurança: Fique sempre atento enquanto interage na web e utilize ferramentas de denúncia quando necessário.

2) Roteadores sem firmware atualizado

Roteadores desatualizados são vulneráveis a ameaças, deixando seus dispositivos e dados expostos. Sem atualizações de firmware, esses aparelhos não podem se defender contra novos ataques maliciosos.

kaspersky segurançaSiga as instruções do fabricante do seu roteador para mantê-lo atualizado. (GettyImages/Reprodução)

Dica de segurança: Mantenha seu roteador atualizado com as últimas atualizações de firmware para defender sua rede doméstica.

Veja também: 5 formas proteger as crianças na internet

3) DNS desviado

Cibercriminosos podem redirecionar seu tráfego da web para páginas maliciosas usando servidores DNS comprometidos. Ou seja, você acaba acessando sites falsos que roubam suas informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito.

Dica de segurança: Utilize servidores DNS confiáveis e mantenha seu antivírus atualizado para bloquear sites corrompidos.

4) Ataques man-in-the-middle (MITM)

Esses ataques ocorrem quando um invasor intercepta a comunicação entre duas partes, muitas vezes sem que elas percebam. Isso pode resultar na interceptação de dados confidenciais.

kaspersky segurançaHá mais perigos na internet do que costumamos imaginar. (GettyImages/Reprodução)

Dica de segurança: Use conexões seguras ao navegar na web. Para isso, verifique se a URL que pretende acessar tem HTTPS no início do endereço. Além disso, evite redes Wi-Fi públicas e utilize uma VPN (Rede Privada Virtual) para criptografar suas comunicações e proteger-se contra ataques MITM.

5) Sequestro de backbone

O sequestro de backbone envolve invasores que assumem o controle dos principais pontos de interconexão da internet, permitindo que eles manipulem e monitorem o tráfego.

Dica de segurança: Monitore suas conexões e, se detectar atividades suspeitas, entre em contato com seu provedor de serviços de internet. O uso de VPN confiável também é uma boa solução para dificultar o sequestro de backbone!

6) Adware

O adware é um software malicioso que exibe aqueles anúncios indesejados na tela e que podem comprometer a sua navegação. Um clique e você abre a porta para que invasores coletem seus dados e saibam tudo sobre seu comportamento online.

Dica de segurança: Evite baixar aplicativos de fontes não confiáveis e, mais uma vez, confirme se o seu software de segurança está atualizado!

kaspersky segurançaAmeaças online também prejudicam o desempenho dos dispositivos. (GettyImages/Reprodução)

Saber em quem confiar na web parece ser uma missão difícil. Por isso, é importante contar com parcerias que estão há anos no mercado de cibersegurança oferecendo soluções acessíveis e personalizadas, como a Kaspersky.

Os planos de segurança da empresa líder no setor são abrangentes para proteger você e sua família contra esses perigos. Recursos como antivírus em tempo real, proteção para pagamentos online e ferramentas de desempenho ajudam a tornar sua experiência online mais segura e privada.

Navegar na internet é uma parte fundamental de nosso cotidiano, mas a segurança online nunca deve ser subestimada. Ao seguir essas dicas e contar com o suporte da Kaspersky, você pode desfrutar das facilidades do mundo online com tranquilidade, sabendo que está protegido contra as ameaças que nem sempre conseguimos identificar.

Você prefere conteúdo em vídeo?

Nesse vídeo publicado no nosso canal citamos alguns motivos que tornam a internet um lugar perigoso e como você pode se proteger. Confira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.