Como bloquear acesso a sites no celular?

2 min de leitura
Imagem de: Como bloquear acesso a sites no celular?
Imagem: GettyImages

Se você deseja controlar o acesso a determinados sites no seu celular, seja para proteger a privacidade dos seus filhos ou evitar distrações durante o trabalho ou estudos, saiba que é possível fazer isso de forma simples e rápida!

Neste tutorial, vamos te mostrar como bloquear sites no celular, independente do sistema operacional que você esteja usando (Android ou iOS). Veja o passo a passo e tenha mais controle sobre o conteúdo que pode ser acessado no seu dispositivo!

Configure o filtro do SafeSearch no Google Chrome

Em um celular Android, ative e ajuste a configuração do recurso SafeSearch para filtrar conteúdo explícito durante as pesquisas realizadas no app de buscas do Google ou na barra de endereço do navegador Google Chrome. Você pode fazer isso em 5 etapas:

1. Abra o Google Chrome no seu celular;

2. Busque por SafeSearch na barra de enderço do navegador. Atenção: é importante que você esteja logado na sua conta Google antes;

3. Vá em "Gerenciar a configuração do SafeSearch";

4. Escolha uma das opções "Filtrar" ou "Desfocar" conforme o seu desejo para bloquear certos conteúdos dos sites;

5. Toque na seta ao lado de "Mais sobre o SafeSearch" para ler informações completas sobre a ferramenta.

O SafeSearch deve ser ativado novamente em cada conta Google logada no celular.O SafeSearch deve ser ativado novamente em cada conta Google logada no celular.Fonte:  Bianca Seabra/Captura de tela 

Use o "Controle dos pais" na Google Play Store

Ao ativar o recurso "Controle dos pais" na loja de aplicativos do Google, o celular da criança ou adolescente bloqueará qualquer download, como a instalação de determinados apps, sem a permissão do responsável adulto pelo aparelho. Para isso, você precisa:

1. Acessar o app do Google Play Store no celular em que deseja fazer esse tipo de controle parental;

2. Toque na imagem do perfil localizada no no canto superior direito da tela e aperta em "Configurações";

Ative o controle parental pelo Google Play Store em 7 passos.Ative o controle parental pelo Google Play Store em 7 passos.Fonte:  Bianca Seabra/Captura de tela 

3. Vá em "Família" e, depois, "Controle dos pais";

5. Aperte no ícone exibido ao lado de "O controle dos pais está desativado" para ativá-lo;

6. Digite uma senha de quatro dígitos e clique em OK;

7. Repita o última passo e finalize a configuração tocando no botão OK.

O controle parental deve ser ajustado novamente caso troque de celular.O controle parental deve ser ajustado novamente caso troque de celular.Fonte:  Bianca Seabra/Captura de tela 

Vale lembrar que o Controle dos pais funciona diferente em cada país. Portanto, caso o menor de idade faça uma viagem internacional, o recurso pode não impedir todos os conteúdos impróprios para a criança.

Ative "Controle Parental" no iPhone ou iPad (iOS)

Também há o controle parental que ajuda a impedir o acesso a conteúdos explícitos no formato jogos, apps e filmes baixados em um dispositivo iOS, como o iPhone e o iPad. Veja como:

1. Vá nas configurações do aparelho em "Ajustes";

2. Toquem em "Geral" e "Restrições";

3. Aperte na opção “Ativar Restrições” e digite um código de acesso (PIN) para gerenciar as restrições.

Uma vez feito isso, é possível bloquear compras indevidas na loja de aplicativos da Apple pelo usuário do aparelho que não possui acesso à senha criada.

Controles parentais nos aparelhos iOS também ajustam permissões de apps e recursos integrados.Controles parentais nos aparelhos iOS também ajustam permissões de apps e recursos integrados.Fonte:  Apple 

Baixe aplicativos para bloquear acesso a sites no celular

Além das configurações nativas nos celulares e demais aparelhos Android e iOS, existe diversas opções de aplicativos que auxiliam no controle de atividades do dispositivo que bloqueiam sites e demais conteúdos indesejados. Os mais populares são:

  • Kaspersky SafeKids;
  • McAfee Controle Parental Safe Family;
  • F-Secure Mobile Security;
  • Google Family Link;
  • Safe Family;
  • ESET Parental Control;
  • Norton Family Parental Control;
  • Kids Place – Controle Parental;
  • Kids Zone;

E aí, gostou das dicas de hoje? Conheça com o TecMundo mais tutoriais de como manter as crianças seguras na internet! Até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.