Avast alerta sobre golpes com inteligência artificial que prometem dinheiro

1 min de leitura
Imagem de: Avast alerta sobre golpes com inteligência artificial que prometem dinheiro
Imagem: GettyImages

Novos tipos de golpes com inteligência artificial (IA) estão usando nomes de celebridades para atrair uma maior quantidade de vítimas, facilitando o roubo de dados e dinheiro. É o que alertam os pesquisadores da Avast, em um relatório divulgado recentemente.

De acordo com a empresa de segurança cibernética, as campanhas maliciosas têm como alvo pessoas interessadas em realizar investimentos nos mercados de ações e criptomoedas. Os golpistas se passam por especialistas da área financeira e afirmam utilizar ferramentas de IA para garantir o melhor retorno possível aos clientes.

Tentando passar uma maior credibilidade, os autores usam nomes de famosos, como o dono do Twitter e CEO da Tesla, Elon Musk, em anúncios falsos que estão sendo espalhados no Facebook e no Instagram. No texto fictício, as personalidades anunciam um suposto “método revolucionário” para enriquecer rápido.

Exemplo de anúncio fraudulento explorando a imagem de Elon Musk para atrair as vítimas.Exemplo de anúncio fraudulento explorando a imagem de Elon Musk para atrair as vítimas.Fonte:  Avast/Reprodução 

Ao clicar em uma destas publicidades fraudulentas, as vítimas dos golpes com inteligência artificial são redirecionadas a um portal de investimentos, igualmente falso. Nestas páginas, o visitante é persuadido a fornecer seus dados e, em alguns casos, a pagar uma taxa de entrada para começar a usar a tecnologia, conforme o relatório.

Tendência atual

Depois de se cadastrar na plataforma falsa e efetuar o pagamento solicitado, a vítima não terá acesso a nenhum tipo de ajuda da IA para investir e ficará sem a quantia depositada. Além disso, corre o risco de ter seus dados utilizados em outros tipos de golpes.

Segundo o analista sênior de malware da Avast, Alexej Savchin, a empresa detectou um grande aumento de golpes com inteligência artificial nas últimas semanas, com os cibecriminosos aproveitando a popularidade da tecnologia, graças a ferramentas como o ChatGPT. Por isso, é preciso prestar atenção para não cair na fraude.

“Aconselhamos as pessoas a desconfiarem de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade e invistam apenas por meio de plataformas verificadas”, ressaltou Savchin. Para ele, as ações maliciosas envolvendo a IA são uma tendência, exigindo ainda mais cuidados.

Todo cuidado é pouco, ainda mais quando a proposta parece ser boa demais para ser verdade. Fique de olho e não caia em golpes como esse!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.