Apple e Google fazem parceria para combater stalkers de rastreadores

1 min de leitura
Imagem de: Apple e Google fazem parceria para combater stalkers de rastreadores
Imagem: BackyardProduction/Getty Images

A Apple e o Google anunciaram, nesta terça-feira (2), uma parceria para lançar uma ferramenta de detecção de acesso não autorizado a dispositivos bluetooth de rastreamento. As empresas se ajudarão a criar soluções que emitem um alerta para caso um rastreador Android ou iOS seja acessado por desconhecidos.

As empresas revelaram que Samsung, Tile, Chipolo, eufy Security e Pebblebee são marcas que já se comprometeram a incorporar os recursos nos produtos. O AirTag, o localizador da Apple, será um dos dispositivos que receberá a função.

“Rastreadores Bluetooth criaram enormes benefícios para o usuário, mas também trazem o potencial de rastreamento indesejado, que requer ação em todo o setor para ser resolvido”, afirmou Dave Burke, vice-presidente de Engenharia para Android do Google.

Apple Google

“Construímos o AirTag e a rede Find My com um conjunto de recursos proativos para desencorajar o rastreamento indesejado, o primeiro no setor, e continuamos a fazer melhorias para ajudar a garantir que a tecnologia seja usada conforme o pretendido”, defendeu Ron Huang, vice-presidente de detecção e conectividade da Apple.

“Essa nova especificação do setor se baseia nas proteções do AirTag e, por meio da colaboração com o Google, resulta em um passo crítico para ajudar a combater o rastreamento indesejado no iOS e no Android”, acrescentou Huang.

A iniciativa

O rascunho da nova solução de tecnologia foi submetido para o The Internet Engineering Task Force (IETF), uma organização internacional que desenvolve padrões para a internet. Nos próximos três meses a novidade poderá receber comentários e sugestões de empresas, técnicos e pesquisadores.

O desenvolvimento da iniciativa de segurança para dispositivos localizadores também conta com a ajuda de entidades norte-americanas como a Rede Nacional para Acabar com a Violência Doméstica e o Center for Democracy & Technology.

AirTagA solução de segurança de Google e Apple evitará casos de stalkers

A promessa é que o Google compartilhe mais informações sobre o tema no evento I/O 2023, que será realizado em 10 de maio. A tecnologia deve ser lançada para dispositivos iOS e Android até o final de 2023.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.