AirTag: atriz de Altered Carbon sofre stalking na Disney

1 min de leitura
Imagem de: AirTag: atriz de Altered Carbon sofre stalking na Disney
Imagem: Hanna Rose May/Instagram
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A atriz Hannah Rose May, conhecida por interpretar um androide na série Altered Carbon, recebeu no final de junho uma notificação do aplicativo Find My em seu iPhone, durante um evento after hours na Disneylândia, nos EUA. O alerta do serviço, que permite localizar celulares e tablets, foi um sinal para a atriz de que havia um AirTag rastreando-a no parque temático.

Compartilhando sua experiência no Twitter, May contou que, assim que descobriu o alerta, “conseguiu desativá-lo” antes mesmo do final da festa. Ela não mencionou, no entanto, se conseguiu descobrir a tal AirTag entre seus pertences. Segundo o 9to5Mac, em um caso ocorrido com uma adolescente no Walt Disney World, a família jamais encontrou o dispositivo de rastreamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apple contra os stalkers

O uso abusivo das AirTags por stalkers que, pelos mais diversos motivos, inclusive criminosos, usam os dispositivos de localização da Apple, tem levado a empresa a adotar diversas medidas para evitar esse tipo de perseguição. Uma delas ocorre logo na configuração da etiqueta, quando um pop-up alerta que o recurso se destina a seguir objetos, não seres humanos.

Além disso, o aviso de privacidade exibido esclarece que, em caso de uso indevido das AirTags, agentes da lei podem solicitar as informações vinculadas ao ID Apple para chegar ao proprietário da etiqueta.

Para os que sentirem perseguidos, inclusive no sistema Android, é possível detectar rastreadores de itens separados do seu proprietário, utilizando o app Tracker Detect, disponível na loja Google Play. O aplicativo é compatível com a rede Find My da Apple e também com dispositivos de rastreamento de outras empresas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.