Clones de Minecraft para Android infectaram 35 milhões de dispositivos

1 min de leitura
Imagem de: Clones de Minecraft para Android infectaram 35 milhões de dispositivos
Imagem: Getty Images/Reprodução

De acordo com um relatório da empresa de antivírus McAfee, diversos aplicativos de jogos semelhantes ao Minecraft para Android estão escondendo um adware em segundo plano. Ao todo, a companhia encontrou 38 jogos com o adware "HiddenAds", que carrega anúncios escondidos em segundo plano e enquanto os usuários jogam.

Os aplicativos infectados foram baixados por cerca de 35 milhões de usuários do Android em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul e no Brasil. Os jogos imitavam a jogabilidade e estilo de Minecraft, um título que conta com 140 milhões de jogadores ativos mensais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O arquivo malicioso é usado para carregar propagandas em segundo plano e gerar receita por meio de publicidade, contudo, sem que o usuário do app perceba. Além disso, o adware também pode causar superaquecimento, aumento do uso de dados da rede e maior consumo de bateria.

A imagem apresenta as regiões onde os usuários foram mais afetados; a equipe de pesquisa móvel da McAfee faz parte da App Defense Alliance, que estabelece um sistema de verificação para proteger a Google Play Store.A imagem apresenta as regiões onde os usuários foram mais afetados; a equipe de pesquisa móvel da McAfee faz parte da App Defense Alliance, que estabelece um sistema de verificação para proteger a Google Play Store.Fonte:  McAfee/Reprodução 

Adware na Google Play Store

Após encontrarem os jogos com o adware, a equipe da McAfee relatou o problema ao Google e todos os aplicativos citados foram removidos da Play Store. Ao analisar o tráfego de rede dos jogos, os especialistas perceberam que muitos deles compartilhavam estruturas semelhantes, além da própria semelhança dos nomes de cada app. Por isso, é possível que um mesmo autor tenha criado alguns desses aplicativos.

Principais jogos ao 'estilo Minecraft' infectados com o adware

  • Block Box Master Diamond – 10 milhões de downloads
  • Craft Sword Mini Fun – 5 milhões de downloads
  • Block Box Skyland Sword – 5 milhões de downloads
  • Craft Monster Crazy Sword – 5 milhões de downloads
  • Block Pro Forrest Diamond – 1 milhão de downloads
  • Block Game Skyland Forrest – 1 milhão de downloads
  • Block Rainbow Sword Dragon – 1 milhão de downloads
  • Craft Rainbow Mini Builder – 1 milhão de downloads
  • Block Forrest Tree Crazy – 1 milhão de downloads

"Primeiro, recomendamos que os usuários analisem minuciosamente as avaliações dos usuários antes de baixar aplicativos da loja. E os usuários devem instalar um software de segurança em seus dispositivos e mantê-los sempre atualizados", diz a McAfee.

Apesar de um adware não ser considerado um grande perigo, ele pode ser um problema para questões de privacidade, segurança e até reduzir o desempenho do celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.