Segurança de dados: como se proteger após um ataque cibernético

2 min de leitura
Imagem de: Segurança de dados: como se proteger após um ataque cibernético
Imagem: GettyImages

Os ataques cibernéticos têm se tornado cada vez mais comuns, expondo dados confidenciais de empresas e informações sigilosas de milhões de clientes. Um exemplo disso é o streaming de música Deezer, que admitiu o vazamento de dados de 229 milhões de usuários.

Entre as informações dos ouvintes da plataforma que foram expostos estão o nome, data de nascimento e cidade de residência. Em casos como esse, seguir algumas estratégias ajudam a conter golpes nas contas pessoais e também evita que outras informações fiquem disponíveis, como o número do cartão de crédito.

Diante disso, o TecMundo preparou um guia de como se proteger após um ataque cibernético. Confira abaixo!

1. Altere suas senhas

Alterar a senha periodicamente também recomendado por especialistas. (Getty Images/Reprodução)Alterar a senha periodicamente também recomendado por especialistas. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Mesmo não tendo certeza de que as próprias informações pessoais foram expostas, ao se deparar com a notícia de que o banco ou empresa que utiliza o serviço sofreu um ataque cibernético, recomendamos trocar a senha imediatamente.

Isso poderá impedir que criminosos entrem na conta para coletar novas informações ou aplicar golpes.

2. Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores também ajuda a descobrir se alguém está tentando invadir sua conta. (Getty Images/Reprodução)A autenticação de dois fatores também ajuda a descobrir se alguém está tentando invadir sua conta. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Além de trocar a senha de acesso a conta, pode ser interessante também ativar a autenticação de dois fatores nos sites que permitirem. Redes sociais, como o Instagram, já dispõe dessa ferramenta.

Ela exige que, além da senha, também seja preciso informar um código enviado para o e-mail ou telefone celular do usuário durante o login. Isso impede que outras pessoas sem a informação façam o acesso.

3. Monitore o CPF e e-mail

Ao monitorar o CPF é possível identificar se empresas estão consultado o score para empréstimos ou mesmo liberar outros tipos de crédito. (Getty Images/Reprodução)Ao monitorar o CPF é possível identificar se empresas estão consultado o score para empréstimos ou mesmo liberar outros tipos de crédito. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Monitorar o CPF e e-mail é uma boa maneira de saber se alguém está utilizando seus dados para realizar compras ou cadastros em lojas online.

No caso do CPF, é possível acompanhar a movimentação no site da Serasa Experian, como exemplo. Já em relação ao e-mail, basta ficar de olho em todos os correios recebidos, incluindo o spam.

4. Crie um novo cartão virtual

Utilizar cartões virtuais é uma maneira de diminuir as chances de compras desconhecidas aparecerem na fatura.(Getty Images/Reprodução)Utilizar cartões virtuais é uma maneira de diminuir as chances de compras desconhecidas aparecerem na fatura.(Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Outra forma de proteger seus dados e evitar ser vítima de golpes é criar um novo cartão virtual de crédito ou débito.

Apesar de ser recomendável sempre utilizar um cartão de compra única em sites da internet ou mesmo gerar um novo cartão para cada transação, isso nem sempre é uma opção prática em serviços de cobranças recorrentes. Por isso, recomendamos ao menos alterar as informações de pagamento na plataforma.

5. Faça um boletim de ocorrência

O boletim de ocorrência é um documento importante para se proteger de cobranças indevidas. (Getty Images/Reprodução)O boletim de ocorrência é um documento importante para se proteger de cobranças indevidas. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Se mesmo após seguir todas essas dicas você ainda foi vítima de um golpe, é primordial fazer um boletim de ocorrência e sinalizar a empresa responsável pela transação. No caso do cartão de crédito, é possível fazer a contestação de compras e solicitar o estorno dos valores.

O mesmo vale para transferências indevidas na conta bancária. O boletim deve ser feito em uma delegacia, podendo até mesmo ser realizado de forma online em alguns estados.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.