Deezer admite vazamento de dados de 229 milhões de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Deezer admite vazamento de dados de 229 milhões de usuários
Imagem: Shutterstock

Se você é usuário da plataforma musical Deezer, fique atento. Recentemente, um incidente envolvendo a empresa francesa deu o que falar e tem preocupado quem utiliza o serviço. De acordo com o Have I Been Pwned, ferramenta online que checa se informações pessoais foram expostas durante brechas de segurança, cerca de 229 milhões de usuários do Deezer tiveram seus dados comprometidos.

A notificação aconteceu nessa segunda-feira (2) e atinge tanto brasileiros quanto pessoas de outros países. O problema, que teria suas raízes em um caso de três anos atrás envolvendo um arquivo de backup, foi responsável por vazar datas de nascimento, endereços de e-mail e de IP, nomes, localidades, gêneros e usernames.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um vazamento recente na plataforma Deezer teria exposto 229 milhões de perfis, incluindo brasileiros.Um vazamento recente na plataforma Deezer teria exposto 229 milhões de perfis, incluindo brasileiros.Fonte:  Deezer/Reprodução 

Tudo teve início em 2019, quando um parceiro terceirizado do Deezer foi vítima de uma falha em seu sistema. Após o fato, as informações vazadas foram vendidas em um fórum hackers, prática que costuma acontecer com certa frequência após situações como essa. Abaixo, leia parte da descrição oficial do vazamento, divulgado pelo Have I Been Pwned:

"Ao fim de 2022, o serviço musical de streaming Deezer confirmou um vazamento que impactou 240 milhões de usuários. A brecha aconteceu devido a um backup de 2019, que foi exposto através de um parceiro terceirizado e, posteriormente, vendido e distribuído amplamente em um popular fórum hacker. Os dados impactados incluem 229 milhões de e-mails, endereços de IP, nomes, usernames, gêneros, DoBs e localizações".

O que diz o Deezer

Além de confirmar a informação, o Deezer ainda tratou de tentar acalmar os usuários, explicando que os dados expostos tem a ver apenas com esse tal parceiro da plataforma, com o qual eles não trabalham mais. "Os dados em questão eram manejados por um parceiro com o qual não trabalhamos desde 2020 [...]. Os sistemas de segurança do Deezer continuam efetivos e nossa base de dados está segura", declarou a plataforma.

Dos 229 milhões de perfis afetados, estima-se que 37.1 milhões estejam localizados no Brasil. Todavia, dados sensíveis, como senhas e número de CPF, por exemplo, não foram afetados, segundo o streaming.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.