Google Chrome remove 'antivírus nativo' de sua versão do Windows

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome remove 'antivírus nativo' de sua versão do Windows
Imagem: Repositório de imagens NZN

O Google anunciou o fim do "antivírus nativo” Cleanup Tool do Google Chrome para Windows. Parte do próprio navegador, a ferramenta detectava e excluia softwares indesejados e suspeitos (UwS) que poderiam afetar a experiência do usuário.

Segundo a big tech, o recurso deixou de ser necessário após a queda nas descobertas de UwS e nas reclamações dos usuários. Um exemplo disso é que a função foi usada por apenas 0,06% das pessoas no último mês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao longo de 8 anos, o Cleanup Tool detectou mais de 80 milhões de softwares indesejados.Ao longo de 8 anos, o Cleanup Tool detectou mais de 80 milhões de softwares indesejados.Fonte: Nathana Rebouças/Unsplash

Para a Gigante das Buscas, o recurso Navegação Segura (Safe Browsing) do Chrome e os antivírus atuais estão sendo mais eficazes no bloqueio dos programas indesejados. Além disso, a empresa está reforçando a segurança da “loja” de extensões do navegador.

“Após os UwS baseados em arquivos migrarem para extensões, nossos investimentos no processo de revisão da Chrome Web Store ajudaram a detectar extensões maliciosas que violam as nossas políticas”, destaca o comunicado.

O Google também revelou que está ampliando os esforços no combate ao roubo de cookies e outros malwares. Para isso, a big tech tem usado “fluxos de trabalho de autenticação reforçados” para bloquear e-mails de phishing e ações de engenharia social.

Quando o Cleanup Tool do Google Chrome será descontinuado?

O Cleanup Tool será aposentado a partir do Chrome 111 para Windows.O Cleanup Tool será aposentado a partir do Chrome 111 para Windows.Fonte: Benjamin Dada/Unsplash

O Cleanup Tool será descontinuado a partir do Chrome 111 para Windows, disponibilizado na última terça-feira (7). Então, os usuários não encontrarão as opções de “Verificação de Segurança” ou “Redefinir e Limpar” no menu “Configurações” do navegador.

Também será removido o componente que verifica periodicamente os PCs Windows e solicita a limpeza da máquina. Com isso, será exigido mais atenção ao uso e atualização do antivírus do computador ou notebook.

Por fim, o Google sugere habilitar a opção “Proteção Aprimorada” do Google Navegação Segura como alternativa. Para isso, basta acessar o endereço “chrome://settings/security” (sem as aspas) e marcar o recurso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.