Febraban dá dicas para evitar golpes no 'Esquenta Black Friday'

1 min de leitura
Imagem de: Febraban dá dicas para evitar golpes no 'Esquenta Black Friday'
Imagem: Shutterstock

Novembro chegou e, com ele, várias lojas começaram a realizar o “Esquenta Black Friday”, trazendo ofertas antecipadas da aguardada data de promoções que acontecerá no próximo dia 25. Mas quem está de olho nos descontos deve ficar atento para não cair em golpes, como alerta a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Em nota divulgada nesta quinta-feira (3), o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da entidade, Adriano Volpini, disse que cibercriminosos podem se aproveitar do momento de euforia para aplicar golpes. A maioria deles utiliza engenharia social para enganar os consumidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para não se tornar vítima dessas quadrilhas, a Febraban recomenda comprar em sites conhecidos e com boa reputação, além de evitar o uso de computador público ou celulares de terceiros para transações bancárias. Manter ferramentas de segurança nos dispositivos e verificar as formas de pagamento são outras medidas importantes.

Tenha cuidado ao fornecer dados bancários nas compras online.Tenha cuidado ao fornecer dados bancários nas compras online.Fonte:  Shutterstock 

Desconfiar de preços muito abaixo dos praticados, pesquisando com antecedência, também é essencial para evitar golpes no Esquenta Black Friday. O comprador deve ainda ter atenção com perfis falsos divulgando supostas promoções nas redes sociais e nunca preencher formulários com dados pessoais para acessar descontos.

Atenção com pagamentos e links

A hora de pagar as compras no Esquenta Black Friday é outra que exige atenção. Caso escolha usar o Pix, verifique se os dados da transferência pertencem à loja e só depois efetue a operação, checagem que também deve ser feita nos pagamentos com boletos — se os nomes forem diferentes, não conclua a transação.

Conforme a Febraban, os cartões virtuais são a melhor opção para as compras online, enquanto nas compras físicas é importante verificar o valor no display da maquininha antes de digitar a senha.

A entidade recomendou ainda ter cautela ao receber promoções por e-mails com links, verificando se as mensagens vieram de empresas idôneas. Na dúvida, acesse o site digitando o endereço no navegador em vez de clicar no link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.