Spyware Pegasus ainda está sendo utilizado para espionagem

1 min de leitura
Imagem de: Spyware Pegasus ainda está sendo utilizado para espionagem
Imagem: Pixabay

Ao menos dois jornalistas no México e um conhecido defensor de direitos humanos tiveram os dados de seus celulares expostos pelo famoso spyware Pegasus, mesmo após o governo do país confirmar que não estaria usando o software espião. É isso que relata o grupo de pesquisa em segurança digital Citizen Lab, em pareceria com a R3D.

A Citizen Lab afirma que essas pessoas tiveram seus celulares infectados pelo Pegasus entre 2019 e 2021, depois que o novo governo de López Obrador já tinha assumido. Chama a atenção porque os primeiros relatos de uso do Pegasus no México foram em 2017, antes do atual governo. Obrador afirma que ele mesmo foi uma vítima da espionagem e destacou que jamais faria o mesmo, até como princípio (minuto 48 do vídeo abaixo). Mas a espionagem torna a acontecer durante seu mandato.

Não há, no entanto, provas de que o governo esteja diretamente envolvido com o novo caso de infecção por Pegasus. A Citizen Lab levanta suspeitas contra as autoridades porque os jornalistas atacados são especializados em cobrir escândalos de corrupção de políticos mexicanos, então esses seriam os mais interessados em bisbilhotar seus celulares. O grupo de segurança levanta ainda a hipótese de cartéis do tráfico estarem envolvidos na espionagem, mas são todas conjecturas e especulações.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.