Anonymous causa engarrafamento na Rússia ao hackear app de táxi

1 min de leitura
Imagem de: Anonymous causa engarrafamento na Rússia ao hackear app de táxi
Imagem: Elena Yastrebova/Wikimedia Commons

Na última quinta-feira (1º), o aplicativo Yandex Taxi, da Rússia, sofreu uma invasão cibernética que causou um grande engarrafamento em uma das principais avenidas da cidade de Moscou. O grupo Anonymous reivindicou o ataque.

Moscou já é uma das cidades com mais engarrafamentos do mundo, ficando atrás somente de Istambul, na Turquia. Nesse ataque em questão, já confirmado pela Yandex, diversos motoristas receberam uma solicitação para corrida na mesma região.

Em nota à agência estatal russa TASS, a empresa confirmou que "o Yandex.Taxi descobriu uma tentativa de invasores de interromper o serviço", afirmando que "várias dezenas de motoristas receberam os pedidos em massa". De acordo com a companhia, a região de Fili foi afetada e o congestionamento teria durado cerca de 40 minutos.

Ainda segundo a nota da companhia, o "algoritmo para detectar e prevenir ataques desse tipo já foi aprimorado para evitar incidentes semelhantes no futuro". A Yandex, entretanto, ainda não confirmou quem estaria por trás do ataque.

No início do ano, o grupo Anonymous declarou "guerra cibernética" contra o governo da Rússia. O grupo já assumiu a autoria de ataques contra sites do governo e também de invasões a canais locais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.