O Plex, popular serviço de streaming gratuito sediado nos Estados Unidos, confirmou hoje (24) ter sofrido vazamento de dados que pode ter afetado algumas informações sigilosas de quem possui cadastro na plataforma. A empresa está enviando e-mails aos usuários para notificá-los sobre o problema.
Detalhes sobre a campanha maliciosa não foram divulgados, mas a plataforma, que também funciona como agregadora de apps de streaming e mídia pessoal, confirmou a exposição de dados como nome de usuário, endereço de e-mail e senhas. Por outro lado, informações financeiras, como número de cartão de crédito, não foram acessadas.
Nossos vídeos em destaque
“Ontem (23), descobrimos atividades suspeitas em um de nossos bancos de dados. Imediatamente iniciamos uma investigação e parece que um terceiro conseguiu acessar um subconjunto limitado de dados que inclui e-mails, nomes de usuário e senhas criptografadas”, anunciou a empresa, na mensagem enviada aos usuários.
Usuários estão sendo orientados a trocar a senha do Plex.
Segundo o Plex, dados sobre cartões e outras informações financeiras não são armazenados em seus servidores e por isso não ficaram vulneráveis. No comunicado, a plataforma pediu aos usuários que redefinam suas senhas imediatamente, por precaução, além de desabilitar todos os dispositivos conectados à conta.
Como alterar a senha do Plex
Se você é usuário da plataforma, pode mudar a senha do Plex de maneira fácil e rápida. Primeiro, acesse o site do serviço e clique em “Iniciar sessão”, no canto direito superior. Em seguida, informe os dados de login utilizados atualmente e, ao entrar na conta, vá à opção “Configurações de conta”.
Agora, clique em “Segurança” e depois pressione “Senha” para realizar a alteração. Lembre-se de criar um código forte e seguro, difícil de ser quebrado, optando por não usar uma mesma combinação que já esteja cadastrada em outra plataforma ou serviço online.
Durante o procedimento, você também pode ativar a autenticação de dois fatores para reforçar a segurança, caso queira, bastando clicar na opção específica e habilitá-la. Outra dica é ir à alternativa “Dispositivos autorizados” e sair de todos eles — logo após, será possível reconectá-los utilizando a nova senha cadastrada.
)
)
)
)
)
)
)