Deepfake? Vídeo editado do Jornal Nacional mostra pesquisa falsa

1 min de leitura
Imagem de: Deepfake? Vídeo editado do Jornal Nacional mostra pesquisa falsa
Imagem: YouTube/Reprodução

O período oficial de campanha eleitoral começou nesta última terça-feira (16) e, desde ontem (17), um vídeo falso começou a circular no WhatsApp, Twitter e YouTube. O conteúdo manipulado mostra a apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcelos, exibindo dados falsos sobre a última pesquisa de intenção de votos.

O vídeo conta com Vasconcelos apresentando uma pesquisa falsa em que o presidente Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar na pesquisa com 44% das intenções. Já o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, é apresentado em segundo lugar com 32%. Contudo, a pesquisa real é totalmente ao contrário.

Informações reais

A informação verdadeira é que Lula está em primeiro lugar, com 44%, e Bolsonaro em segundo, com 32%. Os dados são da última pesquisa realizada pelo Ipec. Os detalhes corretos foram exibidos no Jornal Nacional, e uma captura do programa foi utilizada para realizar a falsificação das informações.

De acordo com informações do Uol, a TV Globo foi procurada para comentar sobre situação e confirmou que o vídeo não é real. Além disso, a emissora afirmou que está denunciando o material no Ministério Público Eleitoral (MPE) e Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É mesmo deepfake?

Apesar de ser descrito pelo Uol como deepfake, o vídeo não parece utilizar técnicas avançadas para falsificar informações. O conteúdo falso basicamente pega um vídeo do Jornal Nacional e muda as informações de lugar com edições simples de imagem, que poderiam ter sido feitas até mesmo no celular.

As técnicas de deepfake costumam utilizar processamento avançado de imagem e inteligência artificial para manipular a voz e aparência. É o que explica o especialista Bruno Sartori, em entrevista cedida ao TecMundo em 2021, disponível no vídeo abaixo.

As técnicas de deepfake já são usadas para manipular narrativas políticas e recentemente ganharam destaque na Ucrânia. Durante a guerra contra a Rússia, a tecnologia já foi usada para mostrar o presidente Volodymyr Zelensky se rendendo.

Nos Estados Unidos, diversos vídeos já imitaram a voz e rostos de políticos norte-americanos, como o ex-presidente Barack Obama. Em 2018, um vídeo falso também circulou no México, mostrando o presidente Andrés Manuel Lopes Obrador bêbado.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.