Deepfake: vídeo falso mostra presidente da Ucrânia se rendendo

1 min de leitura
Imagem de: Deepfake: vídeo falso mostra presidente da Ucrânia se rendendo
Imagem: Snopes

Um deepfake do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, circulou por redes sociais nos últimos dias. O vídeo falso trazia o político pedindo para que as tropas do país se rendessem aos soldados da Rússia, que há mais de duas semanas tenta invadir o território vizinho.

Quem viu o material original garante que o vídeo é claramente uma produção mal feita no estilo deepfake, ou seja, traz o rosto de Zelensky "colado" por cima do corpo de outra pessoa por meio de manipulações e edições.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entretanto, a possibilidade de que clipes assim circulem por redes sociais (e que eles fiquem cada vez mais convincentes) preocupa especialistas e responsáveis por plataformas online.

Uma comparação entre o vídeo falso e um material real de Zelensky.Uma comparação entre o vídeo falso e um material real de Zelensky.Fonte:  Snopes 

O chefe de políticas de segurança da Meta, Nathaniel Gleicher, confirmou que o Facebook identificou e apagou o vídeo. A rede não permite a publicação de deepfakes desde 2020 e aposta em ferramentas que detectam automaticamente esse formato de clipe.

O vídeo teria sido postado pela primeira vez em um site comprometido por invasores e até em um canal de notícias da Ucrânia que também teria sido invadido — ataques no meio cibernético têm sido um dos campos mais importantes do conflito, em especial para quem está em busca de informações a respeito do conflito. YouTube e Twitter também já removeram o vídeo, mas algumas capturas de tela feitas mostram o resultado.

Posteriormente, o próprio presidente ucraniano publicou em suas redes sociais uma mensagem reforçando que o vídeo era falso e que a resistência às tropas de Vladimir Putin continuam.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.