Trator agrícola da John Deere é hackeado e roda Doom

1 min de leitura
Imagem de: Trator agrícola da John Deere é hackeado e roda Doom
Imagem: Twitter/Sickcodes

O jogo Doom já foi executado nos mais esquisitos tipos de dispositivos, de um teste de gravidez com mod de CPU a uma calculadora alimentada com energia gerada por batatas. Desta vez, conseguiram rodar o clássico do FPS no display de um trator agrícola da marca John Deere, utilizado para acessar o sistema do equipamento.

Responsável pelo feito, o pesquisador de segurança conhecido como Sick Codes apresentou a façanha durante a conferência de hackers DefCon 2022, encerrada em Las Vegas (Estados Unidos) no último domingo (14). De acordo com ele, a execução do game foi possível após realizar o jailbreak do sistema Linux do trator John Deere 4240.

A versão executada na tela da máquina agrícola é diferente da original, com a aventura se passando em um campo de milho onde o jogador utiliza o trator para abater os inimigos. Ela surgiu a partir da parceria com a modder neozelandesa @Skelegant e pode ser conferida no tweet abaixo:

No evento anual, o especialista em cibersegurança disse que todo o processo para rodar Doom no trator John Deere levou meses, incluindo o root do sistema e também a modificação do título. Cabe ressaltar que a execução do game foi apenas uma espécie de bônus, pois o objetivo principal do trabalho era checar a segurança da máquina, com a invasão do sistema usado nela.

Benefícios para os agricultores

Além de jogar Doom entre um trabalho e outro na tela touchscreen do trator, proprietários de máquinas da John Deere podem aproveitar o hack de Sick Codes para contornar limitações impostas pela marca. Ao invadir o equipamento, ele obteve acesso total ao sistema, extraindo 1,5 GB de dados.

Essas informações de registros de operações acessadas pelo hacker poderiam ser usadas para identificar e diagnosticar problemas nos tratores, permitindo aos agricultores contornar bloqueios que impedem reparos por conta própria. Tal política já gerou algumas críticas à fabricante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.