Polícia realiza operação contra hackers que invadiram Ministério da Saúde

1 min de leitura
Imagem de: Polícia realiza operação contra hackers que invadiram Ministério da Saúde
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A Polícia Federal está realizando uma operação hoje (16) que está ligada aos ataques realizados contra o Ministério da Saúde em 2021. Chamada de “Dark Cloud”, a ação busca suspeitos de invadirem o sistema e causarem problemas em plataformas como o ConecteSUS.

A PF começou a cumprir oito mandados de busca e apreensão para coletar informações sobre os ataques, que foram assumidos pelo grupo hacker Lapsus. A ação ocorre em locais da Paraíba, Minas Gerais, Paraná e também Santa Catarina.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação já concluiu que os ataques foram realizados por “uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza”. O grupo Lapsus assumiu a autoria dos ataques ainda no ano passado, dizendo ter roubado 50 TB de informações dos sistemas do governo.

O ataque realizado pelo Lapsus tomou grandes proporções. Realizada no fim de 2021, a ação derrubou sites do Ministério da Saúde por dias, atrapalhando ações como a emissão de comprovantes de vacinação. Além do governo brasileiro, o grupo também já realizou cibercrimes contra grandes empresas globalmente, desde Claro até a Microsoft.

Em março deste ano, a polícia de Londres prendeu sete pessoas que estariam ligadas ao grupo. Você pode saber mais detalhes sobre a atuação do Lapsus no especial produzido pelo TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.