Conecte SUS: saiba como emitir o certificado de vacinação contra a covid-19

3 min de leitura
Imagem de: Conecte SUS: saiba como emitir o certificado de vacinação contra a covid-19
Imagem: Conecte SUS/Reprodução

Com o avanço da tecnologia, o Sistema Único de Saúde (SUS) também foi beneficiado. Nesse sentido, o aplicativo Conecte SUS foi criado para facilitar a vida dos cidadãos que precisam de hospitais públicos para tratar dos mais variados problemas de saúde. E você sabia que é possível emitir um certificado de vacinação contra a covid-19 por meio dessa ferramenta?

Com o app Conecte SUS, muitas informações estarão à sua disposição a qualquer instante. (Ministério da Saúde/Reprodução)Com o app Conecte SUS, muitas informações estarão à sua disposição a qualquer instante. (Ministério da Saúde/Reprodução)Fonte:  Ministério da Saúde 

Conecte SUS: conheça mais o aplicativo gratuito do sistema de saúde brasileiro

A pandemia do novo coronavírus pegou o mundo de surpresa logo no 1° trimestre de 2020. Aos poucos, as informações foram chegando e deixando as pessoas mais entendidas sobre o assunto. Apesar disso, conforme os meses passaram, a população percebeu que não se tratava de algo simples e que, dificilmente, iríamos sair dessa situação sem uma vacina.

Estudiosos de laboratórios espalhados por inúmeros países não mediram seus esforços para buscar informações sobre esse vírus altamente contagioso que se espalhou de forma rápida. Nesse sentido, os cientistas pesquisaram arduamente como tudo aconteceu para que, enfim, conseguissem desenvolver uma vacina eficaz.

O plano de vacinação mundial se iniciou com muita expectativa. No Brasil, uma boa parte da população já foi vacinada. E, agora, com o aplicativo Conecte SUS, todos aqueles que quiserem emitir o certificado nacional de vacinação contra a covid-19 poderão fazê-lo sem grandes complicações.

A ideia é que o certificado digital seja utilizado sempre que necessário, levando em consideração que é muito mais fácil carregar o arquivo no aplicativo do smartphone do que estar sempre com o documento físico em mãos. O software está disponível para usuários dos sistemas operacionais Android e iOS.

Passo a passo para emissão do certificado de vacinação

Antes de tudo, tenha o aparelho celular nas mãos. Acesse a loja de aplicativos oficial de seu sistema operacional e então busque por “Conecte SUS”. Possivelmente, o primeiro aplicativo que aparecerá como disponível é o que deverá ser instalado. Siga o procedimento padrão do sistema e realize o download.

Para fazer login no aplicativo, é preciso estar cadastrado no sistema do governo federal. O processo de credenciamento é bastante simples, você só precisa informar um e-mail de uso comum ou o número de seu CPF. Isso pode ser feito diretamente na página do app, sem a necessidade de acesso a um outro site.

(Ministério da Saúde/Reprodução)(Ministério da Saúde/Reprodução)Fonte:  Ministério da Saúde 

Após o login realizado, tenha em mente de que, para a emissão do certificado de vacinação contra covid-19, é preciso já ter tomado todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, pode ser que o sistema demore até 10 dias úteis após a data de vacinação para ser atualizado, deixando disponível todos os dados necessários para que a emissão seja concluída com sucesso.

De acordo com o que o Ministério da Saúde divulgou, os dados que o aplicativo disponibiliza são enviados pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Caso isso não seja feito de forma instantânea no ato da vacinação, é necessário solicitar à secretaria estadual ou municipal de saúde de sua cidade que enviem as informações sejam às competências específicas.

Se ainda assim você não conseguir encontrar as suas doses da vacina contra a covid-19 no aplicativo Conecte SUS, verifique o campo "Fale com o Conecte SUS" e escreva todos os detalhes do problema que está enfrentando.

Dentro do app, dois tipos de documentos distintos podem ser emitidos: o certificado específico da campanha de vacinação contra a covid-19 e a carteira de vacinação.

(Ministério da Saúde/Reprodução)(Ministério da Saúde/Reprodução)Fonte:  Ministério da Saúde 

Para obter o primeiro documento, vá até a aba dedicada a "Vacinas", localizada no menu lateral. Nela, você poderá visualizar todas as informações sobre os imunizantes, como lote e fabricante, além do local e data da aplicação das doses. Depois checar isso, basta seguir com a sua solicitação e clicar sobre "Certificado de Vacinação" — lembrando que essa opção só irá aparecer se todas as doses já tiverem sido aplicadas.

(Ministério da Saúde/Reprodução)(Ministério da Saúde/Reprodução)Fonte:  Ministério da Saúde 

Automaticamente, o sistema emitirá o certificado em um QR Code, que poderá ser salvo em PDF nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Para isso, é preciso clicar sobre a bandeira do país representante das respectivas línguas.

Para acessar o segundo documento, basta ir novamente à aba "Vacinas". Siga basicamente os mesmos passos e tenha sua carteira digital de imunização à sua disposição.

(Ministério da Saúde/Reprodução)(Ministério da Saúde/Reprodução)Fonte:  Ministério da Saúde 

Atenção: é importante manter sempre o aplicativo atualizado em seu aparelho para que nenhum problema decorrente disso venha a acontecer. O certificado de vacinação contra a covid-19 poderá ser solicitado em diversas ocasiões, incluindo viagens internacionais. Por esse motivo, não deixe de emiti-lo gratuitamente por meio do Conecte SUS!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.