Novo golpe no WhatsApp sorteia passagens aéreas para a Europa

1 min de leitura
Imagem de: Novo golpe no WhatsApp sorteia passagens aéreas para a Europa
Imagem: Shutterstock/Reprodução

De acordo com informações da companhia de segurança ESET, um novo golpe no WhatsApp está afetando os usuários do aplicativo. Segundo os dados, indivíduos maliciosos estão tentando se passar pela companhia espanhola de aviação Ibéria, com o suposto intuito de sortear passagens para a Europa.

O golpe começa após a vítima receber uma mensagem no WhatsApp de um contato falso da Ibéria, que envia um link para download de um app possivelmente malicioso. Os criminosos prometem que a companhia está sorteando cinco mil passagens para viagens à Europa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Link enviado às vítimas.Link enviado às vítimas.Fonte:  ESET/Reprodução 

Felizmente, a Ibéria publicou um comunicado em seu perfil oficial no Twitter e declarou que não existe a tal promoção e que as mensagens enviadas não são reais.

Golpe da promoção de passagem

Ao acessar o link enviado pelo WhatsApp, a vítima é redirecionada para uma página com o logo da Ibéria que solicita o preenchimento de um questionário. Ao responder as questões, o site faz um jogo para o usuário escolher caixas que podem conter o tal prêmio, porém, qualquer caixa selecionada informará que o usuário ganhou.

Página falsa da Ibéria.Página falsa da Ibéria.Fonte:  ESET/Reprodução 

Após todas essas etapas, o usuário será redirecionado para fazer o download de um aplicativo na Google Play Store, prometendo melhorar o desempenho do smartphone. O aplicativo se chama Velvet Phone Cleaner & Booster e possui diversas reclamações sobre anúncios abusivos na loja — as vítimas também podem ser redirecionadas para páginas de assinatura paga.

"Embora uma das práticas de segurança mais recomendadas para usuários de celular seja baixar aplicativos de lojas oficiais, como o Google Play ou a App Store, como já vimos repetidamente, isso não é suficiente", disse o chefe do laboratório de pesquisa da ESET, Camilo Gutiérrez Amaya.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.