DeepFake: homem finge ser prefeito de Kiev em conferência oficial

1 min de leitura
Imagem de: DeepFake: homem finge ser prefeito de Kiev em conferência oficial
Imagem: Shutterstock

Um homem utilizou a tecnologia "DeepFake" para se passar pelo prefeito da cidade de Kiev, capital da Ucrânia, durante uma conferência com Franziska Giffey, prefeita da cidade de Berlim. A conversa entre os dois foi interrompida após 15 minutos, quando suspeitaram da farsa.

De acordo com Lisa Frerichs, porta-voz da presidente de Berlim, a conversa correu normalmente no início. O farsante teria feito questionamentos sobre os refugiados ucranianos. No entanto, as dúvidas surgiram quando a pessoa quis falar sobre ucranianos "tentando receber benefícios sociais em Berlim" e sobre um possível apoio para sediar um evento CSD (Christopher Street Day, similar à parada LGBT+) em Kiev.

Lisa conta que o falso prefeito Vitali Klitschko pediu que Berlim tomasse "medidas por meio das autoridades para apoiar os jovens que voltam à Ucrânia para lutar". A conferência foi encerrada depois disso, de acordo com o gabinete de Giffey. Mais tarde, o embaixador da Ucrânia na Alemanha, Andriy Melnyk, tweetou que Giffey não havia falado com Klitschko.

Crescimento do DeepFake

A tecnologia DeepFake, explicando de forma bruta, permite sobrepor o rosto de uma pessoa em outra. Quanto mais fotos e vídeos a inteligência artificial recebe, mais próximo da realidade fica o resultado. Esse tipo de vídeo falso começou a se popularizar no início de 2019, e existem vários exemplos muito bem executados na internet.

Franziska Giffey disse em publicação oficial que “infelizmente, faz parte da realidade que a guerra está a ser travada com todos os meios, incluindo online, para minar a confiança dos métodos digitais e desacreditar os parceiros e aliados da Ucrânia”. Em meio à invasão da Rússia no país, um bairro residencial de Kiev foi bombardeado no último domingo e a capital decretou toque de recolher até o dia 3 de julho como medida de segurança mais recente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.