Deepfake: mulher famosa no Twitter é, na verdade, homem de 50 anos

1 min de leitura
Imagem de: Deepfake: mulher famosa no Twitter é, na verdade, homem de 50 anos
Imagem: Reprodução/Nippon
Avatar do autor

Nos últimos meses, fotos de uma mulher jovem e sorridente com sua moto fizeram sucesso nas redes sociais no Japão. Foram centenas de curtidas em poucos dias. Mas nem tudo é o que parece ser. Seguidores notaram que o braço da mulher estava peludo demais e um reflexo na foto mostrava um rosto diferente. Foi então que o programa de TV japonês Monday Late Show expôs que a mulher era, na verdade, Zonggu, um homem de 50 anos.

O criador por trás do perfil @azusagakuyuki admitiu usar aplicativos de deepfake para criar a "personagem". O objetivo era ficar mais presente nas redes sociais e, segundo ele, as pessoas preferem acompanhar postagens de "uma mulher mais jovem e bonita". "Ninguém vai ler o que um homem normal de meia-idade, cuidando e tirando fotos de sua motocicleta, posta em sua conta", disse ele.

O resultado das montagens feitas pelo FaceApp - aplicativo que permite aos usuários alterarem a aparência do rosto nas fotos - ficaram impressionantes. Ele conta que antes ganhava menos de 10 curtidas, agora, com a "nova aparência", consegue facilmente mais de 1.000 likes. Atualmente, o perfil de Zonggu no Twitter conta com 19 mil seguidores.

deepfakeZonggu "real" ao lado de seu alter ego feminino (Reprodução/NIPPON)Fonte: Nippon

A revelação no programa, inclusive, foi um sucesso entre os fãs e telespectadores. "Você tem habilidades mágicas excelentes", disse um usuário no Twitter. Após o programa ir ao ar, Zonggu chegou à marca de 25 mil seguidores  na rede.

Fontes

Deepfake: mulher famosa no Twitter é, na verdade, homem de 50 anos