Hermit: spyware encontrado pelo Google ataca Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: Hermit: spyware encontrado pelo Google ataca Android e iOS
Imagem: Avast

O time de análises de ameaças da Google (TAG) divulgou informações sobre a descoberta de um novo spyware chamado Hermit, capaz de atacar dispositivos tanto Android, como iOS. O grande diferencial deste programa malicioso é que ele parece ter sido feito com qualidade comercial - ou seja - desenvolvido por uma empresa para espionagem.

A primeira companhia a falar do Hermit foi a Lookout, especializada em cibersegurança. Ela encontrou o malware atacando celulares Android, e diz que o programa é capaz de fazer root nos aparelhos e acessar funções de gravar áudio, fazer e redirecionar chamadas, além de roubar informações da suas mensagens de SMS, lista de contatos, fotos, localização do GPS, etc.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O time TAG do Google confirmou a existência do Hermit e foi capaz de localizar amostras de apps infectados para o iOS também. Tanto no caso do Android como do iOS, os apps infectados eram arquivos .apk de fora das lojas oficiais das fabricantes.

Como parte do golpe do Hermit, a vítima recebe um SMS fingindo ser de sua provedora, indicando o download de um app de fora das lojas oficiais. A pessoa baixa o aplicativo sem saber que está infectado pelo spyware ou que ele vai fazer o download de exploits para hackear o celular.

Spyware comercial

O Hermit foi encontrado operando na Itália e no Cazaquistão. Tanto o TAG como o Lookout apontam uma empresa italiana chamada RCS Lab como provável desenvolvedora do app. E esse tipo de produto, apesar de antiético, é legalizado.

A RCS Lab diz que exporta seus produtos em total cumprimento das regras e regulamentos, tanto nacionais como continentais na Europa. A empresa diz que toda venda e implementação só acontece depois de autorização das autoridades competentes na região. É o mesmo que acontece com o Pegasus, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.