Cinco dicas para uma navegação mais segura na internet

1 min de leitura
Imagem de: Cinco dicas para uma navegação mais segura na internet
Imagem: Pexels

Nunca estivemos mais conectados e dependentes de dispositivos digitais, seja para trabalho, entretenimento ou estudo. Para celebrar o Dia Internacional da Internet Segura, comemorado na semana passada, a Compaq Brasil relembrou alguns princípios de segurança básica para evitar a exposição de dados sensíveis na internet.

Para Camilo Stefanelli, CEO da Compaq no Brasil, é preciso tomar muito cuidado com seus dados, visto que executar um arquivo recebido por um e-mail suspeito, por exemplo, pode ser o mesmo que entregar a chave de sua casa a um ladrão. O especialista em segurança deu cinco dicas de como se proteger, confira;

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

1. Utilize Softwares originais

É muito comum encontrar na internet tutoriais e arquivos de softwares piratas ou “craqueados”. Estes representam uma ameça para a segurança do seu dispositivo, além de não entregarem o prometido.

2. Ter um antivírus adequado

Stefanelli associa a segurança do PC com a de uma casa, onde é preciso escolher o sistema de alarme adequado para evitar que este usuário fique desprotegido. Para ele, navegar na internet e não contar com um antivírus em ação é o mesmo que permitir um estanho em sua casa.

3. Evite se conectar em redes de Wi-Fi públicas

Utilizar uma rede pública para realizar transações bancárias, compras e até mesmo acessar dados confidenciais podem significar um grande risco devido à exposição que essas redes oferecem. Para operações complexas e que exigem dados confidenciais, prefira sempre redes privadas e conhecidas.

4. Evite abrir e-mails desconhecidos

Mensagens de origem suspeita costumam ter domínios incomuns, promessas, erros de português, até solicitações de dados cadastrais, bancários e de senhas. Nestes casos, não execute um arquivo recebido em condições atípicas, pois pode ser a porta de entrada para um invasor ter acesso aos seus dados.

5. Utilize a autenticação em dois fatores e renove senhas cadastrais

Para evitar que desconhecidos tenham fácil acesos às informações, a autenticação em dois fatores é um recurso essencial. Renovar as senhas e adicionar outras barreiras de segurança, como PINs, são fundamentais para a manutenção da segurança dos seus dados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.