Phishing já afetou mais de 150 milhões de brasileiros em 2021

1 min de leitura
Imagem de: Phishing já afetou mais de 150 milhões de brasileiros em 2021
Imagem: Pixabay

A técnica de phishing é uma das ameaças virtuais mais populares na internet, já que milhões de usuários ao redor do mundo ainda sofrem pela ação de criminosos. No Brasil, uma nova pesquisa da PSafe sugere que mais de 150 milhões de brasileiros caíram em golpes do tipo, que utilizam páginas falsas para roubar dados.

Segundo informações do laboratório especializado em cibersegurança dfndr lab, da PSafe, mais de 150 milhões de brasileiros sofreram com o phishing em 2021 — e a pesquisa não contabilizou dispositivos Apple, todos os dados foram baseados em informações de usuários do sistema Android.

Phishing: um problema real na internet

Phishing é um tipo de golpe virtual que engana as vítimas sugerindo produtos, sites e aplicativos falsos — as ações também podem ser realizadas por anúncios falsos se passando por pessoas famosas ou grandes empresas.  Assim, os cibercriminosos podem roubar dados pessoais e usar as informações até para conseguir acessar contas bancárias.

Para não cair em ataques de phishing: evite clicar em fontes desconhecidas.Para não cair em ataques de phishing: evite clicar em fontes desconhecidas.Fonte:  Unsplash 

“As formas mais comuns de disseminação são SMS, e-mail, aplicativos de mensagens, falsas solicitações de atualizações ou falsas páginas de redes sociais. Basta que a vítima clique em um link malicioso ou insira seus dados em uma página falsa para que tenha seus dados comprometidos. Não são golpes muito sofisticados na maioria das vezes, mas que ainda assim fazem milhões de vítimas”, revelou o CEO da PSafe, Marco DeMello.

DeMello ainda revela que as promoções falsas correspondem a 46% do total de golpes de phishing aplicados em 2021. Já 12,45% representam golpes bancários, que fizeram mais de 18 milhões de vítimas. Com a Black Friday chegando, vale a pena redobrar a atenção para evitar golpes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.