Ferramenta do Google ajuda a melhorar a privacidade dos dados

1 min de leitura
Imagem de: Ferramenta do Google ajuda a melhorar a privacidade dos dados
Imagem: Pexels

Criado para lembrar a importância de proteger as informações pessoais que circulam na internet, o Dia Internacional da Proteção de Dados é comemorado globalmente nesta sexta-feira (28). Uma forma de celebrar a data é usando a ferramenta que ajuda a revisar as configurações de privacidade disponibilizada pela Google.

O Check-up de Privacidade reúne em um só lugar todas as opções de controle dos dados pessoais coletados por apps da gigante das buscas ou de terceiros, relacionados à conta Google. Na página, você pode apagar o histórico de atividades online e impedir o celular de rastrear a sua localização.

Ao acessar a página, o usuário recebe sugestões de revisão baseadas nos serviços que mais utiliza. Na exclusão automática de atividade na web e de apps, por exemplo, é possível definir se as suas informações ficam armazenadas, por quanto tempo elas ficarão salvas e optar por não guardá-las.

O Check-up de Privacidade tem várias funções disponíveis para proteger melhor os seus dados.O Check-up de Privacidade tem várias funções disponíveis para proteger melhor os seus dados.Fonte:  Google/Reprodução 

No Check-up, também é possível revisar a personalização de anúncios, que promove a exibição de publicidade com base nas preferências do usuário. Aqui, o proprietário da conta consegue escolher anunciantes específicos para bloquear ou desativar a funcionalidade por completo, se assim desejar.

Outras configurações que podem ser revisadas

Decidir o que acontece com os dados coletados por sites visitados, o histórico de localização e as informações que impactam na experiência com o YouTube são outras opções oferecidas pela ferramenta. Os dados são exibidos em uma linha do tempo, no Google Maps e de outras formas, dependendo do serviço utilizado.

Há ainda o gerenciador de contas inativas, onde é possível escolher o que acontece com os dados ao parar de usar a conta, seja por qualquer razão. Definir as informações visíveis para outras pessoas (foto, idade etc) e melhorar a proteção do serviço com a verificação em duas etapas são outros recursos oferecidos.

Para utilizar estas e outras funções, basta acessar a página do Check-up de Privacidade do Google. O recurso faz parte da nova Central de Segurança lançada pela big tech em 2021 e que está disponível para todos os usuários de apps e serviços da empresa de Mountain View.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.