Governo suspende exigência do comprovante de vacina para viajantes

1 min de leitura
Imagem de: Governo suspende exigência do comprovante de vacina para viajantes
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Avatar do autor

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (10) que a exigência do comprovante de vacinação para viajantes que chegarem ao país por vias aéreas será temporariamente suspensa. A portaria que obrigaria todas as pessoas não vacinadas a cumprirem quarentena ao chegar no Brasil entraria em vigor no próximo sábado (11).

A decisão foi tomada após o aplicativo ConecteSUS, que emite o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, sair do ar na madrugada de hoje. O Ministério da Saúde ressaltou que a portaria entrará em vigor assim que o sistema do ConecteSUS voltar a funcionar. Em contrapartida, médicos sanitaristas afirmam que a queda afeta apenas brasileiros, portanto o comprovante poderia ser exigido para  estrangeiros.

Vale lembrar que o certificado também é solicitado em vários estabelecimentos para a entrada de clientes.

Ataque ao Ministério da Saúde

A queda do app ocorreu após um ataque cibernético aos sites do Ministério da Saúde pelo Lapsus Group. Ao tentarem acessar a página do órgão nesta sexta-feira (10), usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está (sic) em nossas mãos”. Confira mais detalhes sobre o caso na thread:

Fontes