Hackers causaram problemas em app de prévias do PSDB, diz Faurgs

1 min de leitura
Imagem de: Hackers causaram problemas em app de prévias do PSDB, diz Faurgs
Imagem: Shutterstock

Na última terça-feira (23), foram encontrados problemas sérios de segurança no aplicativo que registra os votos das prévias do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Mas parece que não era uma falha: a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável pelo programa, revelou que hackers são culpados pelo problema.

De acordo com informações da Faurgs, é possível que a falha tenha sido causada por hackers, já que o app contou com um congestionamento de acessos incompatível com o número de eleitores cadastrados no aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Os votos até agora registrados não serão perdidos, e a segurança do sistema não foi afetada. Todo o processo está sendo acompanhado por técnicos representando as três chapas inscritas, garantindo lisura e transparência”, revelou a Faurgs ao TecMundo.

Aplicativo foi lançado na última segunda-feira (22) pela manhãAplicativo foi lançado na última segunda-feira (22) pela manhãFonte:  PSDB 

Falhas causadas por hackers

Confome revelado pelo diretor de projetos da Faurgs, Hugo Müller Neto, a fundação produziu dez versões antes de oferecer o aplicativo final e, apesar do problema encontrado, todos os testes demonstraram resultados satisfatórios. Contudo, a Faurgs não apontou nenhum outro problema ou detalhes técnicos.

“Cresce o alerta de que o PSDB pode ter sido vítima de um ataque de hackers. Independente de providências a serem tomadas pelo partido, cabe especialmente à Fundação, como provedora da solução contratada (aplicativo, sistema de votação, infraestrutura e operação), realizar as devidas diligências para esclarecer o ocorrido”, revelou o PSDB após a revelação do problema.

Segundo informações da Veja, a fundação foi contratada pelo partido durante o governo Eduardo Leite (RS) por cerca de R$ 6 milhões. A votação das prévias continuará até o dia 28 de novembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.