4 melhores antivírus grátis para o seu celular Android

3 min de leitura
Imagem de: 4 melhores antivírus grátis para o seu celular Android
Imagem: Mundo Positivo
Avatar do autor

O Android é o sistema operacional para dispositivos móveis mais popular da atualidade. Isso também significa que ele é muito visado por criminosos que criam vírus e aplicativos maliciosos para infectar a plataforma. Porém, assim como acontece em computadores com Windows, existe uma forma eficiente de se proteger.

Os antivírus são apps que atuam ativamente para tentar blindar os smartphones das ameaças digitais. Esses programas fazem mais do que apenas uma varredura nos aparelhos em busca de vírus ou outros problemas, mas atuam para evitar que aplicativos perigosos sejam instalados no Android.

Pensando na importância de ter um antivírus em seu celular, o TecMundo preparou uma lista com algumas opções de apps gratuitos dessa categoria. A seguir, você conhece essas opções, bem como os principais diferenciais de cada uma delas.

Kaspersky Mobile Antivírus

O Kaspersky possui um dos sistemas de detecção mais avançados. (Fonte: Play Store)O Kaspersky tem um dos sistemas de detecção mais avançados. (Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

Muito popular nos computadores, o Kaspersky também tem uma versão para dispositivos móveis, muito elogiada por conta do seu sistema de detecção de ameaças. O aplicativo até recebeu premiações de laboratórios de testes independentes, o que atesta a qualidade do app em proteger o seu smartphone dos vírus.

Na versão gratuita do Kaspersky Mobile Antivírus não há exibição de anúncios e uma série de ferramentas úteis de varredura de aplicativos. Também existe uma ferramenta de filtragem de chamadas indesejadas, suporte para Android Wear e um conjunto de funções antirroubo para o caso de o aparelho ser furtado.

McAfee Mobile Security

O app também oferece proteção contra redes públicas de Wi-Fi. (Fonte: Play Store)O app também oferece proteção contra redes públicas de Wi-Fi. (Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

O software antivírus da McAfee para Android também conta com recursos antifurto, como alerta de localização e bloqueio remoto das funções do aparelho. Porém, o destaque da versão gratuita do app vai para a proteção oferecida para redes Wi-Fi desconhecidas, a otimização para menor consumo de bateria a e opção para criação de backup de contatos.

Em se tratando de segurança, a versão mobile do McAfee oferece proteção contra malwares e spywares, mas os recursos para evitar phishing estão restritos à modalidade premium. O app oferece uma varredura de segurança rápida (dura apenas alguns segundos) e eficiente para detectar ameaças digitais.

Bitdefender Mobile Security

O Bitdefender verifica os apps antes da instalação. (Fonte: Play Store)O Bitdefender verifica os apps antes da instalação. (Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

O aplicativo Bitdefender é leve e não comprometerá as funções do seu smartphone. O app é eficiente ao oferecer um sistema de proteção que escaneia todos os programas antes de serem instalados. Esse é um recurso interessante para evitar a propagação de softwares modificados para roubar dados dos usuários.

Embora pareça cobrar assinatura, o app tem uma versão gratuita que oferece um scanner de redes Wi-Fi públicas, recursos antirroubo e notificações de violação de dados. O Bitdefender também disponibiliza uma VPN, mas ela é limitada a 200 MB gratuitos, o que é suficiente para verificar o acesso para algumas poucas páginas.

ESET Mobile Security & Antivírus

O antivírus ESET é o mais leve da lista. (Fonte: Play Store)O antivírus ESET é o mais leve da lista. (Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

O mais leve entre todos os aplicativos da lista, o antivírus da ESET se destaca por ser aquele que menos impacta a experiência do usuário. O programa oferece proteção e rastreamento de malwares, disponibilizando um relatório detalhado de como o smartphone está protegido.

Ao baixar o app, a ESET oferece a versão premium por 30 dias, mas a modalidade gratuita já conta com um bom leque de funções. Isso inclui o anti-phishing (o único da lista que disponibiliza na versão grátis), recursos antirroubo e um assistente de autenticação para aumentar a proteção de outros aplicativos.

Dicas para proteger o seu smartphone

Não é recomendado instalar apps que não sejam das lojas oficiais. (Fonte: Play Store)Não é recomendado instalar apps que não sejam das lojas oficiais. (Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

Além de compartilhar essas opções de apps antivírus gratuitos, também separamos algumas dicas para você proteger ainda mais o seu smartphone.

A primeira delas é sobre a importância de não instalar dois programas do tipo em um único aparelho. Da mesma forma que acontece em computadores, os aplicativos antivírus podem acabar perdendo a capacidade de detectar ameaças caso estejam no mesmo smartphone. Além disso, o dispositivo pode ficar bastante lento, prejudicando a experiência de uso.

Outra dica importante é realizar varreduras frequentes para detectar as novas ameaças que são criadas diariamente para infectar os smartphones. Todas as opções acima oferecem esse recurso, que pode ser realizada em poucos minutos e garantir a proteção do seu aparelho.

Por fim, a dica final é sobre a importância de assumir uma postura cuidadosa ao utilizar o celular. Embora os softwares antivírus ofereçam proteção contra uma série de ameaças, os usuários precisam tomar alguns cuidados básicos, como não abrir links desconhecidos, sempre verificar a procedência dos aplicativos e cuidar com mensagens estranhas, mesmo que de pessoas conhecidas.

Seguindo essas dicas e instalando algum dos aplicativos antivírus desta lista você estará mais seguro ao utilizar o seu smartphone.

Fontes