Como a tecnologia garante segurança e conforto em computadores?

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como a tecnologia garante segurança e conforto em computadores?

Constantemente, os métodos e modelos de trabalho são modificados. Nesse sentido, as pessoas conseguiram maior autonomia para realizar suas atividades, sobretudo quando elas são quase inteiramente virtuais.

Essa conectividade só foi possível graças ao avanço da tecnologia, que possibilitou que computadores carregados de recursos aprimorados pudessem chegar às mãos dos usuários.

Hoje, existem diversos aparelhos sendo ofertados no mercado de eletrônicos. Os dispositivos têm funções impressionantes, que garantem praticidade para os consumidores na maioria dos casos. Contudo, é preciso ficar antenado para saber qual a melhor opção em meio a essa imensa variedade de produtos. Para isso, alguns aspectos precisam ser considerados, principalmente quando se fala na segurança das informações e do PC como um todo.

NotebookAvanço da tecnologia possibilitou novidades nas diferentes demandas associadas à segurança (HP)

Linha do tempo de Evoluções tecnológicas

Embora, nos últimos anos, os dispositivos eletrônicos sejam indispensáveis na vida de qualquer pessoa, no passado talvez fosse bem difícil encontrar alguma casa que tivesse um único computador. De acordo com os historiadores, as primeiras evidências desses aparelhos datam dos anos 1940, mas eles não eram nem parecidos com o que conhecemos atualmente.

Seguindo uma linha cronológica, a partir de meados dos anos 1960, uma geração de computadores foi capaz de calcular problemas em questão de nanossegundos, já tendo uma linguagem de programação avançada para as diversas práticas às quais estava condicionado.

No início dos anos 1980, o avanço dessa tecnologia possibilitou a criação de um filme totalmente feito por computação gráfica — no caso, Tron, de 1982, dirigido por Steven Lisberger. A partir disso, softwares e hardwares foram sendo aprimorados, pensando sempre na melhoria do processamento de informações e na agilidade para resolução de problemas.

Computador antigoComputadores passaram por grandes transformações ao longo do tempo; esse é o primeiro computador da HP, o HP-85 (HP)

Nos anos 1990, já era possível ter um aparelho desktop em casa. Muita gente se lembra dessa época como um grande evento, tendo em vista que a internet ainda caminhava a passos lentos em diversos lugares do País. O tempo foi passando, a tecnologia foi avançando e computadores portáteis surgiram. Os notebooks se popularizaram e ganharam ainda mais espaço para que as pessoas desempenhassem suas atividades remotamente, garantindo praticidade em suas ações cotidianas.

Pensando no aspecto inicial desses aparelhos, que eram grandes e pesados, atualmente esses dispositivos têm pouco impacto na questão do peso. Isso se deve a uma série de pesquisadores que se debruçaram sobre o desenvolvimento de novas tecnologias que fossem, de alguma maneira, sustentáveis desde a fabricação do produto até a sua disponibilização para compra no mercado.

Com isso, além de garantir que os usuários tivessem ainda mais autonomia em suas atividades rotineiras, os equipamentos poderiam ser levados para qualquer lugar, a qualquer momento.

Tecnologia e Segurança nos computadores

A tecnologia trouxe grandes benefícios ao mesmo tempo em que também trouxe tópicos complexos para as discussões contemporâneas. Enquanto novos softwares poderiam ser utilizados por diversas pessoas no trabalho e nos estudos, os malwares surgiram para tirar a paz dos usuários, uma vez que consistem em softwares maliciosos capazes de infectar qualquer dispositivo eletrônico.

Além desse tipo de segurança, conforme a popularização dos PCs foi se tornando comum, percebeu-se que os aparelhos estavam condicionados também às ações do tempo relacionadas aos cuidados diários para com eles. A umidade, por exemplo, poderia trazer sérios danos aos dispositivos, que poderiam oxidar e estragar gradualmente.

trabalhando no notebookÉ preciso estar sempre atento em tópicos ligados à segurança digital dos computadores (HP)

Nesse sentido, empresas como a HP se posicionam firmemente no mercado tecnológico ao investir prolificamente em pesquisas e desenvolvimento que aprimorem seus produtos, tudo isso para garantir que a segurança dos computadores esteja alinhada às questões tecnológicas, seja no campo físico ou no digital.

A companhia buscou paulatinamente por melhorias na elaboração de suas matérias-primas para a criação de aparelhos que não tivessem nenhum tipo de impacto em sua qualidade contínua. Além disso, os estudiosos também buscaram refletir sobre assuntos ligados ao design dos objetos, à criação de softwares de segurança e também à ergonomia em consonância aos desejos e necessidades dos consumidores.

Entenda como a segurança pode garantir conforto e despreocupação aos usuários

As propostas de inovação da HP apresentam grandes novidades em termos de segurança e conforto para os usuários que precisam de seus computadores para atividades gerais.

Pensando nisso, a HP vem trazendo, desde a fabricação, dispositivos com diferentes camadas de proteção de softwares e hardwares, como Sure Start, Sure View e Sure Recover, que garantem a proteção de dados e outros aspectos do firmware.

As cópias de segurança da BIOS deixam os PCs capazes de se recuperarem de forma automática caso encontrem alguma ameaça ou sejam atacados. Dessa maneira, os sistemas operacionais são restaurados, mesmo sem conexão com a internet, para que sua segurança seja preservada em todos os níveis.

Pensando também no futuro, conforme a pandemia causada pelo coronavírus catalisou, o mundo seguirá girando em torno de diversas telas. Será cada vez mais comum se deparar com trabalhadores que não têm um local fixo para desempenhar sua função contratada, estando condicionados a trabalhar de diferentes locais.

Segurança de dadosHP se posiciona no mercado de eletrônicos visando melhorias na segurança do usuário (HP)

Ultrapassando as barreiras formais do escritório, os computadores da HP também estarão preparados tecnologicamente para isso. Além da segurança digital e eletrônica, os dispositivos estão progressivamente mais leves e sustentáveis, garantindo, por exemplo, que se alguém quiser trabalhar na praia, poderá fazer isso sem se preocupar se seu computador será danificado.

A tecnologia atual permite que os computadores da HP estejam protegidos em várias esferas e níveis, combatendo de hackers a micro-organismos físicos. Essa agilidade fornece aos usuários um pensamento de independência e despreocupação em relação a pontos que poderiam se tornar uma grande dor de cabeça.

Se sua empresa ainda não investiu em um computador seguro para a equipe, reflita sobre tópicos especiais de segurança, seja ela física ou digital, pois tudo isso poderá ser muito útil a curto e a longo prazo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.