Grupo Fleury é alvo de ataque cibernético

1 min de leitura
Imagem de: Grupo Fleury é alvo de ataque cibernético
Imagem: Rawpixel/Reprodução

Os sistemas online do Grupo Fleury foram alvo de uma tentativa de ataque cibernético nessa terça-feira (22), ficando fora do ar desde então. Em nota divulgada à imprensa, a companhia confirmou a investida contra o seu ambiente de Tecnologia da Informação, deixando parte das suas operações indisponíveis.

No site da empresa especializada em medicina diagnóstica, um banner afirma que serviços da página estão inacessíveis por causa de uma "tentativa de ataque externo". O comunicado diz ainda que o grupo prioriza o restabelecimento dos serviços usando "todos os recursos e esforços técnicos".

Algumas seções do site, como a área destinada aos resultados de exames, foram as mais atingidas. O serviço ainda permanecia indisponível no momento em que produzíamos este texto, exibindo erros que impedem o acesso a ele.

Nota na página inicial do site do laboratório informa sobre o ataque.Nota na página inicial do site do laboratório informa sobre o ataque.Fonte:  Grupo Fleury/Reprodução 

De acordo com o Grupo Fleury, foram adotadas medidas para manter o atendimento aos clientes por meio de soluções de contingência, enquanto o sistema estiver offline. O laboratório disse ainda ter seguido protocolos de segurança e controle na tentativa de minimizar os impactos do ciberataque.

Sem vazamento de dados

Em outra nota atualizando a situação, a empresa informou que a sua base de dados foi preservada, ou seja, o ataque cibernético não resultou no vazamento das informações dos clientes. Ela também confirmou que o atendimento segue acontecendo por meio da ação de contingência adotada.

A companhia revelou ainda que segue trabalhando com um "grupo de profissionais altamente especializados" para realizar a retomada gradual e segura dos serviços, mas não deu nenhuma previsão de quando isso ocorrerá.

Maiores detalhes sobre o ciberataque ao Grupo Fleury não foram divulgados. Uma informação obtida pelo editor de conteúdo original e cibersegurança do TecMundo Felipe Payão indica que a campanha possa ter sido similar às ocorridas contra o grupo JBS e a Chilli Beans, que tiveram a utilização do ransomware Sodinokibi.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.