Instagram vai usar WhatsApp para aprovar logins no futuro

1 min de leitura
Imagem de: Instagram vai usar WhatsApp para aprovar logins no futuro
Imagem: Nathan Dumlao (Unsplash)

O Facebook pode fazer mais uma integração entre as suas plataformas. Descoberto pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, um método de autenticação de dois fatores (2FA) pode chegar para o Instagram utilizando mensagens do WhatsApp. A novidade está em desenvolvimento e deve estrear na versão tradicional do aplicativo e no WhatsApp Business.

Atualmente, o Instagram utiliza o método de autenticação via SMS para aprovar logins em contas. Também é possível utilizar aplicativos de autenticação, que é o método recomendado pelo app. No futuro, essa verificação poderá ser feita via mensagens do WhatsApp, com o usuário recebendo um código para validar a solicitação.

Esse seria um método adicional, e não obrigatório. Com a adição, o Instagram passaria a oferecer mais opções para o usuário, embora a novidade não tenha sido confirmada pela rede social. Embora o lançamento não tenha data de laçamento divulgada, capturas de tela compartilhadas por Paluzzi no Twitter mostram o menu da configuração já em funcionamento.

Método é confiável?

"Antes de confirmarmos a sua conta no WhatsApp, vamos adicionar o seu número de telefone. O WhatsApp não salva nenhuma das suas informações", diz a tela de confirmação. A única diferença desse método para o SMS, é que o usuário precisará de uma conta ativa no WhatsApp para fazer a validação do login.

Vale considerar que o método de autenticação via SMS é considerado falho por diversos especialistas em segurança digital. Grandes companhias como Google e Microsoft têm feito um trabalho de divulgação mais amplo sobre métodos de verificação que não utilizam senhas, o que poderia impedir invasões.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.