App Clubhouse pode ser utilizado para golpes, alerta Kaspersky

1 min de leitura
Imagem de: App Clubhouse pode ser utilizado para golpes, alerta Kaspersky
Imagem: 9to5Mac

A rede social Clubhouse, que é focada em áudios, está ganhando bastante popularidade, mas seu sucesso pode abrir portas para golpes na internet. A empresa de segurança Kaspersky alerta que a plataforma pode ser utilizada durante as próximas semanas como arma de cibercriminosos.

O principal fator que torna o Clubhouse uma ótima isca para golpes é a sua distribuição limitada. Atualmente, o aplicativo está disponível somente para iOS e pode ser acessado apenas por meio de convites.

O Clubhouse pode ser utilizado como isca em golpesO Clubhouse pode ser utilizado como isca em golpesFonte:  Rafael Henrique/SOPA Images/Rolling Stone 

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky Brasil, os cibercriminosos podem aproveitar a disponibilidade limitada para vender convites falsos da rede social. Com tantas expectativas ao redor da ferramenta, o golpe pode ser uma forma de conseguir dinheiro fácil de pessoas interessadas em entrar na rede social.

Apps falsos podem surgir

Assolini também aponta que o lançamento limitado do Clubhouse pode render uma onda de aplicativos falsos nas próximas semanas. O especialista acredita que uma série de aplicativos tentando simular a plataforma podem aparecer no Android, que ainda não recebeu a rede social.

Assolini aponta que os usuários devem ficar atentos para não baixarem apps maliciosos, que podem ser utilizados para roubar dados. "Se o usuário instalar uma versão falsa do Clubhouse, ele pode dar ao cibercriminoso acesso às configurações de segurança de seu dispositivo Android, como permitir acesso à localização aproximada ou exata do aparelho móvel, gravar áudio e vídeo, invadir aplicativos de mensagens, entre outros", explica o especialista.

O Clubhouse está disponível somente no iOS atualmenteO Clubhouse está disponível somente no iOS atualmenteFonte:  CNET 

Vale lembrar que as confusões envolvendo o nome da nova rede social já começaram e interferiram até no mercado financeiro. No começo do mês, a empresa de mídia Clubhouse, que não tem ligação com a rede social, viu o valor de suas ações aumentar em até 100% por causa da popularidade do novo app, segundo informa o Financial Times.

Com foco no compartilhamento de conteúdos em áudio, o Clubhouse já possui 600 mil usuários no iOS. Os desenvolvedores do app estão trabalhando em uma versão para Android, mas ainda não revelaram uma data de lançamento no sistema operacional da Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.