Quem precisa de uma VPN em 2020?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Quem precisa de uma VPN em 2020?
Imagem: Unsplash

Muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena ou não ter uma Virtual Private Network, a famosa VPN. O serviço, que tem a capacidade de mascarar seu IP, é um produto de privacidade que criptografa sua conexão para você conseguir navegar na internet sem medo de ter suas informações interceptadas.

A partir do momento em que você ativa a VPN no PC ou em um dispositivo móvel, seus dados ficam seguros enquanto trafegam pela rede, mesmo que ela seja pública. Além disso, o serviço permite que você acesse conteúdos de sites e aplicativos internacionais bloqueados por aqui.

Entenda melhor como a VPN funciona, se ela vale a pena e para quem ela é útil.

Como funciona uma VPN?

Quando você utiliza a Internet, todas as informações que saem do seu computador viajam até um servidor. Sem uma VPN, essa viagem é perigosa: cibercriminosos podem interceptar o caminho de conexão para obter seus dados e informações confidenciais. Seu provedor de internet pode espionar suas atividades online e vender os dados dos sites que você visita a terceiros. Se eles detectarem que você está assistindo streamings de terceiros, eles podem intencionalmente reduzir a velocidade da sua conexão. Além disso, provedores de internet podem ainda compartilhar com governos suas atividades online.

VPN

Com a ativação de uma VPN, como o Avast SecureLine, a situação é diferente. Atuando como um túnel, o serviço criptografa seus dados e faz com que eles cheguem de maneira segura no servidor de destino. 

Na hora de escolher a melhor VPN para o seu computador ou dispositivo móvel, já desconfie de VPNs gratuitas: se o serviço não tiver custo, o aplicativo terá de vender os seus dados para terceiros, seu tráfego será analisado e informações relevantes serão vendidas. Sem você perceber, seus dados não estarão mais protegidos como você gostaria que eles estivessem com a VPN. Aí você já viu: é trocar seis por meia dúzia. 

Para escolher uma VPN segura, é bom confiar em uma empresa já consolidada no mercado, como a Avast. Reconhecida mundialmente pelos seus produtos de segurança e privacidade, a empresa disponibiliza o Avast SecureLine, um serviço de VPN que garante segurança e estabilidade para a sua conexão a partir de R$5,99 por mês, protegendo até 5 aparelhos. Conheça mais sobre a VPN da Avast e proteja sua conexão.

VPN: quais são as vantagens de ter uma?

Qualquer pessoa que use a internet hoje em dia (como você, que está lendo este texto agora) precisa usar uma VPN. Você pode estar pensando: “ah, eu não lido no meu computador com informações ultraconfidenciais que precisam ser protegidas”. Mas, quando falamos de internet, segurança nunca é demais.

Todos usuários de computadores ou dispositivos móveis podem se beneficiar da VPN, como os grupos a seguir:

Vantagens da VPN para quem gosta de entretenimento

Uma pesquisa realizada pela plataforma GlobalWebIndex descobriu o principal uso da VPN é para acessar melhores conteúdos de entretenimento. Já que o serviço faz uma máscara no seu IP e na sua localização, ele libera o acesso a sites e aplicativos de diversos países que são barrados por aqui. Se você deseja assistir a séries da Netflix que só estão disponíveis nos EUA, você pode selecionar um servidor norte-americano na sua VPN para conseguir acessar o conteúdo internacional do streaming.

A VPN da Avast, por exemplo, tem mais de 50 servidores disponíveis em 36 países, permitindo que você destrave milhares de sites ou aplicativos de entretenimento que são bloqueados por aqui.

Para profissionais

O principal benefício da VPN para profissionais é a liberdade que ela traz para trabalhar de qualquer lugar, até mesmo em redes públicas. O “túnel” com criptografia privada do serviço evita que hackers interceptem suas mensagens e roubem dados confidenciais da sua empresa.

Para quem está trabalhando em regime de home office, a VPN ainda permite acessar remotamente a rede interna da empresa. Basta ativar o serviço para compartilhar documentos e informações sigilosas com segurança.

Para estudantes

Para os universitários de plantão, a VPN pode ajudar no acesso a pesquisas e conteúdos acadêmicos em sites de outros países que são bloqueados no Brasil.

Para os estudantes que revisam a matéria seja na biblioteca, seja no metrô, a VPN protege suas informações quando você estiver estudando com redes públicas de WiFi. Já que o serviço criptografa seus dados, todas as informações transmitidas pelo seu dispositivo estarão seguras de criminosos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.