Google Maps está sendo usado para hospedar pirataria

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps está sendo usado para hospedar pirataria
Imagem: https://pixabay.com/pt/vectors/pirata-ossos-cruzados-cr%C3%A2nio-47705/

Conforme “flagrado” pelo TorrentFreak, hackers e spammers estão usando o Google Maps para hospedar links para downloads de conteúdo ilegal, além de sites que podem enganar outros usuários por meio de golpes de phishing.

O Google Maps é uma das ferramentas online mais úteis já criadas. Hoje em dia, as gerações mais novas não conseguiriam imaginar como seriam suas vidas sem o mapa da Google. E, como a página é considerada confiável, por ser um serviço da própria Google, o recurso “My Maps”, que permite que usuários criem seus próprios mapas, tem sido explorado para hospedar links para outros sites, e, pelo que foi percebido, a técnica tem obtido sucesso.

O TF encontrou, em um dos mapas gerados por usuários, que aponta pra Nova Délhi, na Índia, um link para o download do GTA V.

Fonte|: Torrent Freak/ReproduçãoFonte|: Torrent Freak/ReproduçãoFonte:  Torrent Freak 

O link direciona para o site hellboundgamers.com, que já está fora do ar. Enquanto estava ativo, o link chegou a gerar mais de 12 mil visualizações.

O site ainda afirmou que conseguiu encontrar vários outros links com características parecidas, entre mapas que apontam para locais específicos e outros que são aleatórios. Mas todos eles têm algo em comum: o uso de palavras-chave com descrição de conteúdo pirata.

Da mesma forma que esses links podem usados apenas para aumentar a popularidade de sites, eles podem ser usados por golpistas que mantêm sites de phishing. Os resultados com pesquisas para essas palavras-chave sobre pirataria se utilizam do bom rankeamento do Maps no Google.

Obviamente, podemos imaginar que a companhia está ciente do problema, já que vários desses liks já foram reportados por detentores de direitos autorais. No entanto, o problema ainda ocorre com frequência.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.